“Vai Rubinho!” Esse foi o grito que empurrou o mineiro Rubens Valeriano, de 27 anos, a chegar em segundo lugar na prova masculina do mountain bike e conquistar a medalha de prata para o Brasil no Pan do Rio. Com uma torcida organizada, com direito a camisa personalizada por seu patrocinador, Rubinho não decepcionou a galera sob o forte sol de ontem e com as péssimas instalações do Morro do Outeiro, em Jacarepaguá.
Mesmo gripado, o brasileiro não se abateu e conseguiu abrir vantagem logo no início para o terceiro pelotão. O mineiro só não chegou perto do norte-americano Adam Craig, que dominou a prova. Ficou com o ouro ao completar as sete voltas do cicuito de lama e trilhas íngremes em 2h05min21. Com a prata no peito, Rubinho afirmou que a prova foi um exercício de superação.
“A medalha de prata valeu como ouro para mim. Senti muitas câimbras durante a prova e achei que não iria chegar. Mas, com essa galera me incentivando, consegui me acalmar e terminar bem a prova”, contou o ciclista.
Jaqueline em quarto
Na competição feminina, a brasileira Jaqueline Mourão esteve perto de beliscar um bronze. A mineira teve boa performance e chegou a estar em terceiro lugar na última volta, quando foi ultrapassada, nos metros finais, pela atleta mexicana Laura Morfim Macouzet. A canadense Catherine Pendrel triunfou e pode se orgulhar de ter conquistado o primeiro ouro do Pan do Rio.
![]() |
