De acordo com dados da Secretaria de Segurança do Distrito Federal, o crime de roubo com restrição de liberdade da vítima – o chamado sequestro relâmpago – fechou o ano passado com queda de 23% em relação ao ano anterior. Foram registradas 542 ocorrências entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano passado, contra 703 casos ocorridos no mesmo período do ano anterior..
De acordo com o secretário de segurança Sandro Avelar, a integração das forças da Segurança Pública contribuiu muito para a diminuição na incidência desse tipo de crime. “Temos várias ações preventivas de segurança baseadas nos relatórios feitos pela Polícia Civil, com o objetivo de identificar como, quando e onde esses criminosos operam e quem são eles. E serve também de alerta à população para quais os tipos de situações que facilitam a ação dos bandidos”, destacou.
A Polícia Civil identificou que do total dos 51 casos registrados em dezembro de 2013, 50% ocorreu nas Regiões Administrativas de Brasília, Taguatinga e Planaltina. Cerca de 40% (39) ocorreram nos fins de semana (sexta-feira, sábado e domingo).
Observou-se ainda, que quase metade dos crimes dessa natureza foram cometidos entre 18h30 e 21h00. As vítimas estavam sozinhas em 70% (36) desses eventos e desse total, 67% (27) eram homens.
Em 64% dos casos, a vítima teve o veículo roubado. Vale ressaltar que dos 36 veículos roubados em dezembro, 23 foram recuperados, o equivalente a 65% de localização. De acordo com o relatório, os modelos mais visados são os mais populares: Palio, Gol, Fiesta e Fiat Uno.
A Polícia Civil recomenda à população observar se há pessoas com atitudes suspeitas que se aproximem dos veículos na entrada, saída, proximidades e interior de garagens residenciais e comerciais, pois 39% (20) desse tipo de roubo acontecem nesses locais. Estacionamentos de shoppings, academias, boates e os públicos também são muito utilizados por esses criminosos, foi onde houve 37% (19) desses casos.
Em caso perceber que está sendo seguido ou detectar ações estranhas do habitual, entre em contato com a Polícia pelo fone 190 ou procure a delegacia mais próxima de sua residência, que as polícias vão agir de forma integrada, com o intuito de preservar vidas, recuperar bens e desarticular quadrilhas.