Menu
Brasília

Rodrigo Pessoa confirma participação no Pan

Arquivo Geral

08/06/2007 0h00

O hipismo brasileiro terá o seu campeão olímpico na disputa dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. Nesta sexta-feira, após uma série de desentendimentos com a Confederação Brasileira da categoria (CBH), o cavaleiro Rodrigo Pessoa informou que irá competir no evento continental e já adiantou a sua montaria: será o cavalo Rufus.

Pessoa havia declarado anteriormente que não iria participar do Pan por conta dos critérios da CBH para definir a seleção dos conjuntos do país para a competição. Outro revés do ginete foi a morte do cavalo Oásis, sua principal montaria até então, mas que não teria influenciado a escolha de Rufus.

“Pensei muito e desde o inicio de toda essa polêmica”, revelou o brasileiro. “Ao contrário do que muitos disseram, nunca quis condicionar a minha participação ao cavaleiro A ou B, mas apenas gostaria que o compromisso de todos fosse com a busca pela medalha de Ouro e não somente com a vaga olímpica. Meu único pedido foi poder contar com um time forte”, completou.

Mal confirmou a sua participação no Rio-2007, Pessoa já traçou seus objetivos para a disputa. “Dependendo da colocação dos Estados Unidos, que já estão nas Olimpíadas, podemos chegar em terceiro ou quarto lugar. Mas eu não me contento com isso. Podemos perder, mas quero chegar ao Rio em condições de lutar pelo ouro. Precisamos ter a chance de dar mais esta vitória ao povo brasileiro”, discursou.

Ele também falou que a escolha de Rufus já estava definida mesmo antes da morte de Oásis, mas lamentou a perda do cavalo de nove anos. “O Rufus vinha apresentando mais qualidade. A única duvida no inicio era a da experiência e dos resultados obtidos com o Oasis em 2006. Mas o Rufus obteve boas classificações em Wellington e venceu o Grande Prêmio da Bélgica, em maio. Gostaria de ter mais tempo com o Oasis, até porque ele tinha a mesma idade em que o Baloubet de Rouet havia ganhado a Copa do Mundo”.

Antes de tentar conquistar o inédito ouro do Pan, o campeão olímpico nos saltos ainda disputa quatro competições na Europa, sendo duas na França (em St. Tropez e Cannes), uma em Mônaco (em Monte Carlo) e outra na Alemanha (em Aachen).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado