Cerca de 400 ônibus das empresas Taguatur, Vastur e Santo Antônio estão parados nas garagens em Águas Lindas de Goiás, desde a manhã desta segunda-feira (25). Os funcionários dessas empresas estão protestando por aumento salarial de 20%.
Neste domingo (24), uma assembleia da categoria foi realizada e os trabalhadores decidiram por um pedido de aumento de 8% para a categoria, mas os rodoviários de Águas Lindas não concordaram com o acordo e resolveram fazer a paralisação. A proposta ainda não foi encaminhada para as empresas.
Além do aumento no salário, os trabalhadores pedem um aumento no tíquete alimentação de R$230 para R$300, pagamento de cesta básica no valor de R$100, redução da carga horária de 7h20 para 6h30 e pagamento de R$ 20 pela meia viagem.
Segundo o sindicato das empresas, o sindicato que promove a paralisação desta segunda já foi considerado ilegal pela Justiça do Trabalho e não haverá negociação. A data base da categoria é no dia 1º de agosto.
Os rodoviários também não contam com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (Sittrinde). Por isso, a greve não representa o desejo da maioria dos funcionários.
Os trabalhadores de Águas Lindas não concordam com as posições do Sittrinde, que representa seis mil rodoviários de toda a região do Entorno. Os manifestantes devem se reunir na tarde desta segunda-feira (25) para pedir a anulação da assembleia realizada neste domingo.
Cem mil passageiros estão sendo prejudicados com a paralisação. Não há previsão de quando os ônibus voltarão a circular.