Em busca do tetracampeonato pan-americano na classe Laser, o velejador brasileiro Robert Scheidt venceu duas das três regatas disputadas nesta quinta-feira no Rio 2007 e subiu uma posição na classificação geral: o paulista agora é o segundo colocado na disputa, com 17 pontos perdidos, apenas três a menos que o líder, o norte-americano Andrew Campbell.
Com ventos fortes, o dia de Scheidt só não foi melhor porque ele ficou em quinto lugar na primeira regata do dia, seu pior resultado até o momento e que, exatamente por isso, foi descartado. A terceira posição está com o argentino Julio Alsogaray, que tem 19 pontos perdidos.
Restam apenas mais duas regatas a serem disputas antes da Medal Race, programada para sábado. A Medal Race é uma regata especial com apenas os cinco melhores participantes da disputa valendo o dobro de pontos de uma competição “comum”, além de não poder ser descartada.
“Finalmente consegui mostrar poder de reação. Fiz duas boas regatas, mas o Campbell velejou muito bem novamente e conseguiu uma vitória, um segundo e um quarto lugar. Pelo menos, agora, dependo somente dos meus resultados para ser campeão”, comemorou o brasileiro. “Só faltou um melhor resultado na primeira regata do dia. Tive uma boa oportunidade, mas o Campbell optou por uma estratégia que me parecia equivocada, e seguiu por outro caminho. Então ele se distanciou e mostrou que estava certo”, relatou.
Campeão mundial com a classe Star no início do mês, Scheidt está fazendo uma rápida volta à Laser, modalidade que o consagrou com oito títulos mundiais e o bicampeonato olímpico. Porém, mesmo com todo este currículo, o brasileiro ainda não conseguiu liderar a competição no Rio, especialmente porque as condições apresentam pouco vento, o que dificulta bastante a performance dele, que prefere ventos fortes.
![]() |
