Menu
Brasília

Representante da ONU visita Caje

Arquivo Geral

07/05/2010 21h12

Para conhecer o trabalho desenvolvido no Brasil e apresentar as recomendações do Comitê dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU), a representante do órgão, Suzana Villagran, esteve nesta sexta-feira (7), no Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje). Ela visitou a ala feminina e masculina e conversou com diversos adolescentes. Apesar do número de internos estar acima da capacidade, Suzana disse acreditar na mudança da atual situação, uma vez que viu boa vontade e disponibilidade nos dirigentes do órgão em reestruturar o atendimento nessa unidade.

 

Durante a visita, o subsecretário de Justiça, Ricardo Batista, explicou que a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus), está trabalhando na descentralização do Caje. Para isso, serão construídas outras quatro unidades. Ele informou ainda que, para amenizar a situação, a Secretaria está implantando o sistema de medidas em meio aberto, que serão aplicadas em parceria com a sociedade civil. “Isso significa oferecer nova perspectiva de vida para esses adolescentes”, afirmou.

 

Suzana Villagran, que ganhou de um adolescente um coração feito por ele em origame, conversou com diversos internos. Diante de seu questionamento sobre o que esperavam da instituição, ou seja, suas perspectivas em relação ao Caje, M. C. 18 anos, respondeu: “Aqui eu estudo e freqüento a escola”. O adolescente P. P., 17 anos, disse que o Caje ensinou a ele valorizar a liberdade. Suzana também foi cordial com as mães dos adolescentes, cumprimentando e se apresentando para diversas delas, durante o almoço servido no refeitório, em homenagem ao dia das mães.

 

O defensor público, Ricardo Batista está à frente da Subsecretaria de Justiça há uma semana. Entretanto, ele já atuava no Núcleo da Vara da Infância e Juventude, há 17 anos. Familiarizado com a questão, ele acredita ser de fundamental importância dar voz ao problema socioeducativo do DF, para chamar a atenção das autoridades e ser tratado com prioridade.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado