Menu
Brasília

Repercussão social oferece aulas gratuitas de música à comunidade de São Sebastião

Arquivo Geral

10/09/2014 12h00

A idade não importa. O objetivo é aprender música, tocar um instrumento. Adultos e crianças de 8 a 80 anos, moradores de São Sebastião (DF), vem se reunindo aos sábados para aulas gratuitas de violão, bateria, percussão, teclado, prática de conjunto e teoria musical.

O programa faz parte do projeto Repercussão Social, produzido pela Beco da Coruja Produções, que está em sua terceira edição e há duas é realizado com patrocínio do Fundo de Apoio a Cultura do DF (FAC). O objetivo é proporcionar vivências musicais e capacitação para tocar um instrumento musical. “O projeto oferece à população a oportunidade de vivenciar momentos de criação artística, experimentação e socialização por meio da arte-musicalização, podendo formar futuros músicos na comunidade”, explica Flávio Leão, professor de música e idealizador do projeto. ” Infelizmente, a educação musical no Brasil é elitista. Queremos lutar contra isso, dar nossa contribuição”, acrescenta. 

As aulas são realizadas semanalmente, das 9h às 18h, no Centro Educacional Fundamental São José de São Sebastião (Qd 16 Área Especial), estrategicamente situado ao lado do terminal rodoviário da comunidade, o que permite o acesso de um maior número de pessoas. “Todo sábado, transformamos a escola pública em uma grande instituição de música, possibilitando o ensino de educação musical de qualidade”, comenta Leão.

Para participar não é necessário ter um instrumento. Somente a vontade de aprender. O projeto disponibiliza o material necessário que foi adquirido com investimento dos envolvidos no projeto. As inscrições são feitas na própria escola, pessoalmente.

 

Disciplinas e professores

Teoria Musical e Práticas de Conjunto – Flávio Leão

Flávio Leão atua com produção artística e cultural desde 1998. Já realizou  apresentações como músico profissional, direção musical para espetáculos e audições, agente cultural do FAC desde 2004, professor de música e monitor de oficinas musicalização.

 

Percussão e bateria – Chico Rosa

Chico Rosa foi monitor de música na 1ª. Edição do Projeto, é  músico profissional, baterista, percussionista, estudante de Licenciatura em música pela Unb, já foi professor da BSB Musical e atua como músico de base da banda Dona Gracinha desde 2009. 

 

Violão popular e teoria musical – Carlos Magno (Carlão)

 Carlão é professor de música formado pela Escola de Música de Brasília nas modalidades Violão Popular e Bateria Musical – Nível Técnico. Ministra aulas particulares de música, desde 2003, para crianças, jovens e adultos e em escolas da comunidade onde reside, em Valparaízo-GO, desde 2009.

 

Violão popular, percussão e teoria musical – Marcos Jesus

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado