Menu
Brasília

Reparos são feitos na BR-040. O número de registros de acidentes aumentou 26%

Arquivo Geral

24/02/2011 7h27

Bruna Sensêve
bruna.senseve@jornaldebrasilia.com.br

 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, entre 1º de janeiro e 18 de fevereiro de 2011, a BR-040 teve um aumento de 26% no número de acidentes, se comparado com o mesmo período do ano passado. Em 2010 foram 180 registros, com nove mortes e 130 feridos. Já neste ano, o número de colisões e atropelamentos chegou a 227, com cinco mortos e 101 feridos.

 

O alto índice corresponde somente ao trecho que a rodovia percorre dentro do Distrito Federal e Entorno. A estrada acumula o maior número de acidentes entre todas as rodovias federais que atravessam o perímetro do DF. Somente em 2010, foram 1.398, com 853 feridos.

 

Segundo o inspetor D. Lucas, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o retorno na altura do Km 4, onde aconteceu o último acidente, na terça-feira, era irregular e foi motivo de diversos relatórios enviados ao órgão competente. “Esse retorno surgiu como um paliativo na época de reformas da via. Por algum motivo foi mantido”, informa. O Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) é o responsável pela sinalização e segurança das rodovias federais.

 

De acordo com a Prefeitura de Valparaíso de Goiás, não foi apenas a PRF que pediu providências. Diversos ofícios foram enviados com pedidos desde 2009, o que, de acordo com o órgão, era a única medida que poderia tomar por se tratar de uma via federal. No entanto, quem conseguiu a ação mais efetiva foram os moradores. Após a mobilização que parou a BR nos dois sentidos, ocasionou um engarrafamento de mais de oito quilômetros e cinco horas de duração, o Dnit iniciou as obras na via.

 

 

Leia mais na edição desta quinta-feira (24) do Jornal de Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado