Menu
Brasília

Renato Russo e Darcy Ribeiro podem ser o novo nome da Ponte Costa e Silva

Arquivo Geral

19/12/2012 15h45

A Ponte Costa e Silva, que liga a Asa Sul ao Lago Sul na altura do shopping Pier 21, receberá, em breve, um novo nome, de acordo com o Projeto de Lei 1076/2012 da deputada distrital Eliana Pedrosa (PSD-DF). Na última semana, o projeto foi aprovado na Câmara Legislativa do DF e agora aguarda sanção do governador Agnelo Queiroz (PT-DF).  

 

São 14 opções, dentre elas, políticos famosos como o ex-governador do Distrito Federal Elmo Serejo e os ex-presidentes da república Itamar Franco e Tancredo Neves. O falecido líder da banda Legião Urbana, Renato Russo, também aparece como candidato a nomear a ponte, bem como o antropólogo Darcy Ribeiro, que já “batizou” o campus principal da Universidade de Brasília.

 

A alteração do nome da ponte deve-se ao fato de Costa e Silva ter sido o segundo presidente do regime militar e, durante seu mandato, ter sido instituído o Ato Institucional nº 5, que acarretou o fechamento do Congresso Nacional, cassações políticas e de direitos fundamentais, entre outras ações democraticamente controversas. 

 

Grupos populares já haviam tentado alterar o nome da ponte, chegando a trocar a placa de identificação por “Ponte Bezerra da Silva” por algumas horas, mas a ação foi desfeita. A escolha definitiva do nome deverá ser feita em audiência pública, mas isso ainda não está acertado.

 

Confira os possíveis novos nomes da ponte Costa e Silva, segundo o projeto de lei. Qual seu favorito?

 

Tancredo Neves

 

Ernesto Silva

 

José Aparecido

 

Itamar Franco

 

Bernardo Sayão

 

Israel Pinheiro

 

Elmo Serejo

 

Maurício Correia

 

Darcy Ribeiro

 

Renato Russo

 

Desembargador Lúcio Arantes

 

Frei Matheus

 

Anísio Teixeira

 

Marechal José Pessoa

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado