Por muito pouco, o remo do Brasil não conquistou seu terceiro bronze nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. Na penúltima prova do programa, o barco nacional do quatro sem leve cruzou a linha de chegada a apenas 0,04s de Cuba, que conseguiu a terceira colocação e fechou o pódio, que já tinha Canadá no topo e Estados Unidos no segundo degrau.
A embarcação brasileira era composta por Aléxis Mestre, Leandro Ferreira, Thiago Gomes e Ronaldo Vargas. Eles chegaram a liderar a prova até os 1000m iniciais, mas não conseguiram manter o ritmo e acabaram sendo ultrapassados pelos demais competidores.
No primeiro lugar, os canadenses Adam Reynolds, Andrew Borden, John Haver e Paul Amesbury levaram o ouro com o tempo de 7min02s90, logo à frente dos norte-americanos Andrew Bolton, Jorn Larsen, Matthew Smith e Simon Carcamagno, que ficaram a apenas 0,91s.
Os remadores dos Estados Unidos, aliás, conseguiram uma excelente recuperação nos últimos 500m da prova, já que estavam em quinto lugar na penúltima tomada de tempo e conseguiram faturar a prata para o país. Já os cubanos Eyder Gatista, Dixan Massip, Iran González e Yunior Perez conseguiram o tempo de 7min04s55, enquanto os brasileiros fecharam com próximos 7min04s59.
Ainda completaram a prova os argentinos Carlo Lauro, Nicolas Adrian Carrieri, Pablo David Mahnic e Kevin Antonio Atem, com 7min11s10 e com vantagem sobre os guatemaltecos Miguel Angel Perez, Oscar Maeda, Juan Carlos Guevara e Ericksen Catalan, que ficaram com 7min17s68. Na final B, o barco do Chile assegurou a sétima colocação geral, enquanto El Salvador ficou com o último lugar.
Cubano triste: Apesar do bronze faturado por Cuba, um remador nascido na ilha da América Central não comemorou. Foi Aléxis Mestre, que se naturalizou brasileiro no fim do ano passado e viu seu país de origem subir ao pódio.
Foi a primeira vez em que Mestre competiu por outro país. Ele disputou os Jogos de Indianápolis-1987, Havana-1991 e Mar del Plata-1995, conquistando no total seis medalhas, sendo quatro de ouro, uma de prata e outra de bronze. No Rio de Janeiro, o cubano disputou apenas o quatro sem leve, terminando na quarta colocação.
![]() |
