Nesta quinta-feira (29), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) entregou 78 novos ônibus da Auto Viação Marechal para reforçar a frota que atende às regiões do Guará, Park Way, Arniqueira, Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia. Segundo o líder do Buriti, o governo trabalha desde 2019 na renovação dos contratos para garantir que os veículos não ultrapassem o prazo de sete anos.
“Foi um processo bastante árduo. Fizemos uma cobrança efetiva de todas as empresas para que fizessem a renovação dos ônibus e graças ao trabalho desses empresários e de todos os trabalhadores do transporte público nós estamos avançando cada vez mais. Temos o prazer de dizer que temos o melhor transporte público de todo o Centro-Oeste”, declarou Ibaneis, durante a solenidade de entrega dos ônibus.
Todos os veículos possuem ar condicionado, são equipados com o motor Euro 6, que é menos poluente ao meio ambiente, e são zero-quilômetro. Possuem elevador para acesso de pessoas com deficiência e validador V6, com funcionalidade EMV, que permite que os passageiros paguem as passagens de forma eletrônica, com uso de cartão de débito ou de crédito.
“Vamos lançar ainda o BRT Norte, vamos concluir o BRT Oeste, e esperamos com isso melhorar a mobilidade urbana em todo o Distrito Federal. Não temos greve no sistema de transporte graças a um diálogo constante entre a Secretaria de Mobilidade, as empresas e os rodoviários da nossa cidade. Sabemos do compromisso da Marechal com a população e temos certeza que esse compromisso será cumprido”, completou o governador.
A Marechal opera 144 linhas de ônibus na capital federal, com 464 coletivos. Os novos ônibus vão substituir aqueles que atingiram o limite de vida útil, proporcionando mais segurança e conforto aos usuários. No caso dos ônibus articulados ou dos “padrons”, a vida útil pode chegar até dez anos. Vale ressaltar que de um total de 3 mil ônibus, 2,7 mil já foram trocados.
Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, a entrega foi antecipada, parte de um cronograma que prevê a incorporação 377 ônibus da Marechal até o fim deste ano. “À medida que os ônibus ficam prontos são entregues e incorporados no sistema. Aqui nós temos a frota menos poluente do Brasil, são mais de 1 mil veículos que poluem em toda sua cadeia produtiva menos que os ônibus elétricos”, comentou.
O secretário ressaltou que a ação vai de encontro com o que foi determinado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), que é promover um transporte público melhor, moderno e eficiente. “Aquilo que o governo investe, para manter o sistema, evita que o trabalhador onere seu orçamento porque o valor da passagem não sobe. Os custos são arcados pelo governo. Toda a ação política é para preservar o orçamento das famílias”.
De acordo com Zeno, o investimento no transporte é um programa de transferência de renda e manutenção de empregos, uma vez que muitos empresários “pensam duas vezes” antes de contratar alguém caso o vale-transporte aumente. “Cumprimos a determinação de fazer as políticas públicas funcionarem, atender às pessoas. Se Brasília funciona a partir das 7 horas da manhã é porque o transporte funciona desde as 4h30 da manhã”, contou.