Menu
Brasília

R$16 milhões é o valor das multas que não foram pagas ou são parceladas junto Detran

Arquivo Geral

12/03/2011 0h03

Raíssa Póvoa

raissa.povoa@jornaldebrasilia.com.br

A dívida acumulada decorrente do não pagamento ou parcelamento de multas pelos condutores de veículos em circulação no Distrito Federal soma mais de R$ 16 milhões. Segundo levantamento realizado pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), cerca de 26 mil veículos circulam em situação irregular na região. Ao todo, 148.389 parcelas de multas ainda  não foram quitadas pelos motoristas infratores.

A verba, que deixa de ser arrecadada em decorrência do não pagamento de multa, gera, sobretudo, a sensação de impunidade. Quem afirma é o especialista em  segurança do trânsito e professor da Universidade de Brasília (UnB) Davi Duarte. Segundo ele, uma das coisas que inibe a infração, é a certeza da punição. “Se não tem punição, os motoristas vão continuar sem cumprir as regras. Se a fiscalização é falha, os condutores não temem uma retaliação e rodam sem se importar com a situação irregular”.

Leia a matéria na íntegra na edição deste sábado (12) no Jornal de Brasília.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado