Raíssa Póvoa
raissa.povoa@jornaldebrasilia.com.br
A dívida acumulada decorrente do não pagamento ou parcelamento de multas pelos condutores de veículos em circulação no Distrito Federal soma mais de R$ 16 milhões. Segundo levantamento realizado pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), cerca de 26 mil veículos circulam em situação irregular na região. Ao todo, 148.389 parcelas de multas ainda não foram quitadas pelos motoristas infratores.
A verba, que deixa de ser arrecadada em decorrência do não pagamento de multa, gera, sobretudo, a sensação de impunidade. Quem afirma é o especialista em segurança do trânsito e professor da Universidade de Brasília (UnB) Davi Duarte. Segundo ele, uma das coisas que inibe a infração, é a certeza da punição. “Se não tem punição, os motoristas vão continuar sem cumprir as regras. Se a fiscalização é falha, os condutores não temem uma retaliação e rodam sem se importar com a situação irregular”.
Leia a matéria na íntegra na edição deste sábado (12) no Jornal de Brasília.