Para comemorar o Dia Mundial da Água, a ADASA promoverá nesta quinta-feira (21), o evento “Pensando nas águas DF para os próximos 10 anos – DF+10”, com palestras, assinaturas de acordos; lançamento de livro de legislação dos recursos hídricos e revista sobre o Plano de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos do DF (PGIRH); assinatura de contratos do projeto Produtor de Água; e entrega da premiação do concurso estudantil “projeto de lei sobre o uso racional da água” e do troféu Guardião da Água.
O evento terá início às 9h, no Centro de Eventos e Treinamentos CNTC, e vai reunir especialistas, autoridades e técnicos para discutir estratégias e ações a serem adotadas para a gestão das águas do DF. As palestras terão como foco “relacionar e apresentar possíveis cenários para os próximos 10 anos que envolvam recursos hídricos, implementação de políticas públicas e crescimento sustentável com base no Plano Integrado de Recursos Hídricos (PGIRH)”.
Acordos e contratos
Após as palestras, a ADASA e a ANA assinarão o acordo de cooperação para o Programa de Qualidade de Água – PNQA, para monitoramento da qualidade das águas do DF. O programa ampliará o conhecimento sobre a qualidade das águas superficiais , orientando a implantação de políticas públicas para a recuperação da qualidade ambiental dos rios.
Ainda pela manhã, serão assinados cinco novos contratos do projeto Produtor de Água do Pipiripau, coordenado pela ADASA, e que tem como objetivo a recuperação ambiental da bacia, utilizando o pagamento por serviços ambientais prestados pelos produtos da região. Iniciado ano passado, o programa prevê investimentos de R$ 40 milhões nos próximos 9 anos.
Guardiões da água
Envolvida desde a primeira edição comemorativa do “Dia Mundial da Água”, por meio do programa ADASA nas Escolas, a agência investe no público jovem e infantil como disseminadores de conhecimento e práticas para o uso racional da água e combate ao desperdício. Este ano premiará os três primeiros colocados no concurso – o melhor projeto de lei sobre o uso da água e sustentabilidade. Concorrem os estudantes da 5ª série das escolas públicas do DF.
Pelo quarto ano a ADASA homenageará ações realizadas em prol dos recursos hídricos com o prêmio Guardião da Água. Serão representadas seis categorias, contemplando trabalhos acadêmicos, produtores rurais, empresas, atos legislativos, trabalho jornalístico e o Conselho de Recursos Hídricos.
Programação
Data: 21 de março
Local: W5 SUL QUADRA 902, BLOCO C (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio – CNTC), ao lado do CREA-DF.
9h às 9h30 – Credenciamento
9h30 – Abertura – Vinícius Fuzeira de Sá e Benevides Diretor Presidente/ADASA
10h – “Mudanças Climáticas” – Dra. Renata Marson Teixeira de Andrade
10h40 – Coffee Break
11h – “Recursos Hídricos no DF nos próximos 10 anos: uma visão do PGIRH”
Rafael Machado Mello – Superintendente de Recursos Hídricos/ADASA
11h30 – Assinaturas e Lançamentos
a) PROJETO PRODUTOR DE ÁGUA NO PIPIRIPAU
ASSINATURA DE CONTRATOS PARA PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS ENTRE ADASA E PRODUTORES RURAIS DA BACIA DO PIPIRIPAU
b) PNQA (ADASA-ANA)
c) Lançamento da Coletânea de Legislação Aplicada aos Recursos Hídricos – 2ª Edição.
d) Lançamento revista PGIRH
12h30 – Almoço
14h30 – Fórum – Águas DF + 10
UnB – Dr. Sérgio Koide
CAESB – Maurício Luduvice – O abastecimento público no DF para os próximos 10 anos
SEDHAB – Cláudia Varizo – Urbanização e crescimento no DF nos próximos 10 anos
SEAGRI – Abdon Henrique de Araújo – O avanço da agricultura no DF nos próximos 10 anos
EMATER – Sumar Ganem – O Programa Produtor de Água
16h – Coffee Break
16h30 – Entrega Troféu Guardião da Água e premiação das escolas
17h – Encerramento
17h30 – Coquetel