Menu
Brasília

Quase 50% dos casos de dengue no DF provêm de outros estados

Arquivo Geral

09/05/2013 13h20

Quase metade dos casos confirmados de dengue em 2013 foi contraída em outras regiões do país, cosntata o boletim epidemiológico da doença no mês de maio, divulgado nesta quarta-feira (8) pela Secretaria de Saúde do DF (SES/DF).

 

“Neste ano, a Secretaria de Saúde tem priorizado os trabalhos de combate à dengue em todo o Distrito Federal. Desde março, as ações passaram a ser mais rigorosas, sendo reforçadas principalmente nas regiões endêmicas, a fim de se criar uma barreira para o mosquito”, afirmou o secretário de Saúde, Rafael Barbosa.

 

Do início de janeiro até agora, as unidades de saúde do DF receberam 4.676 pacientes com a confirmação da doença. Desses, 54% contraíram dengue no Distrito Federal. Os outros 46% apresentaram os primeiros sintomas quando estavam em outras unidades da Federação e tiveram o diagnóstico aqui.

 

Em Brazlândia, por exemplo, nos primeiros cinco dias de funcionamento do Hospital de Campanha, dos 253 pacientes diagnosticados com dengue apenas 75 moram no DF. A maioria, 178, reside em municípios da Região Metropolitana de Brasília.

 

“A situação do estado de Goiás nos preocupa bastante, e é por isso que estamos oferecendo a eles todo o nosso suporte para controlar e diminuir a proliferação do mosquito”, informou a subsecretária de vigilância à Saúde, Marília Coelho Cunha.

 

As regiões com maior número de casos confirmados de dengue passaram a receber mutirões e ações de combate quase que semanalmente. No primeiro deles, em março, foram recolhidas 15 toneladas de lixo nas ruas e casas de Taguatinga e Ceilândia.

 

APOIO – Mesmo com todos os esforços do governo em controlar e diminuir o avanço da doença, uma maior participação da população se faz necessária. Prova disso é que 85% dos focos de dengue encontrados pelos agentes estão dentro das residências.

 

A visita dos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (AVAS) é de extrema importância para o controle do vetor, porém, só com a ajuda dos moradores os focos do mosquito serão eliminados.

 

“Intensificaremos ainda mais os trabalhos, antecipando-se ao reinício do período chuvoso, previsto para os meses de setembro e outubro. Para isso, foi autorizada na quarta-feira (8), a contratação temporária de 460 Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde. Porém, sem a ajuda da população no combate à dengue, nosso serviço fica prejudicado”, alerta o governador do DF Agnelo Queiroz.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado