Menu
Brasília

Quadrilha que aplicava o golpe do Pix é desmontada pela PCDF

Os golpes eram aplicados pelo WhatsApp e tinham como alvo pessoas idosas, em sua maioria

Marcus Eduardo Pereira

05/04/2022 9h12

Foto: Reprodução

Investigadores da 9ª Delegacia de Polícia (Lago Norte) deflagraram, na manhã desta terça-feira (5), uma operação que desarticulou uma quadrilha que induzia vítimas a fazer depósitos por PI para os suspeitos.

Os golpes eram aplicados pelo WhatsApp e tinham como alvo pessoas idosas, em sua maioria. São cumpridos três mandados de busca e apreensão em Goiânia e Tocantins, além de ordens de sequestro de valores em todas as contas usadas pelo grupo criminoso.

Os criminosos usavam contas com fotos dos parentes das vítimas, e nas conversas, comentavam detalhes sobre família do alvo. Uma das vítimas chegou a fazer três depósitos, totalizando um prejuízo de cerca de R$ 20 mil.

Com as buscas e apreensões de dispositivos eletrônicos, os policiais buscam descobrir se há outras vítimas.

Segundo o delegado designado para o caso, os criminosos preferem selecionar vítimas de outros estados para dificultar o processo investigativo. Em um dos celulares encontrados, os policiais descobriram três listas de transmissão. Cada uma com cerca de 150 participantes, totalizando mais de 450 pessoas.

As listas são usadas para encontrar interessados em alugar suas contas correntes para receber os valores desviados das vítimas, por 10% dos valores. O resto é sacado e entregue aos golpistas.

Os identificados que tenham emprestado suas contas serão responsabilizadas pelo crime de lavagem de dinheiro. Todos os envolvidos foram indiciados pelos crimes de fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e associação criminosas com penas somadas que pode chegar a 26 anos de reclusão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado