Menu
Brasília

Quadrilha explode caixa eletrônico e destrói agência bancária em Águas Lindas

Arquivo Geral

05/12/2013 18h00

Uma quadrilha especializada em roubar e furtar instituições financeiras, explodiu um caixa eletrônico em uma agência do Banco do Brasil, em Águas Lindas de Goiás. O crime ocorreu por volta das 3h desta quinta-feira (5), no bairro Jardim Brasília. O banco ficou totalmente destruído. O bando agia em Águas Lindas,no DF e também em São Paulo. Eles já estavam sendo monitorados pelas polícias Militar e Civil do Distrito Federal, desde maio deste ano. Com o desencadeamento da Operação Milênio, nesta madrugada, nove suspeitos, entre eles uma mulher foram presos durante a manhã de hoje.
 
Após a ação do grupo, os integrantes conseguiram fugir em dois carros: um Honda/City e uma Land Rover. A polícia não sabe de onde são os veículos, mas suspeitam que sejam roubados. Diferente de outros crimes, este não teve nenhum conflito. “Não houve troca de tiros ou feridos”, disse o delegado-chefe da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos (DRF), Fernando César Costa. Foram pegos cinco em Águas Lindas,três em Cristalina, pois estariam a caminho de São Paulo e o último em uma banca de feira, em Ceilândia. 
 

Dentre os nove capturados, quatro vieram de São Paulo e cinco são do DF. Segundo informações do delegado, três deles estavam hospedados em Águas lindas, na casa do principal articulador do bando, Celso Francisco, de 38 anos, mais conhecido como “Tiquim”. Entre os bandidos, estava a esposa de Celso, Rutinéia Fonseca da Silva, de 34 anos.
Segundo o delegado, a quadrilha já cometeu outros quatro crimes só este ano. Entre eles estão um roubo numa Conveniência do BRB no Recanto das Emas e uma agência de Santo André em São Paulo, de onde teriam levado R$135 mil. A mais recente ação do grupo foi dia 7 de novembro, em uma agência do Banco Bradesco, também em Águas Lindas. 
A polícia já identificou outros participantes do grupo, mas estão agurdando para prendê-los.” Se trata de uma quadrilha especializada. Eles trabalhavam da forma chamada ‘sapatinho’, quando não tem a intenção de chamar a atenção. Eles agiam sempre na madrugada”, contou o delegado-chefe. O bando estava armado durante a ação, mas quando foram presos não. A polícia está em busca do local dos armamentos. 
 
Todos os integrantes da quadrilha têm antecedentes criminais, em sua maioria roubos e furtos.
 
LIGAÇÃO COM O PCC

 Segundo a polícia, Celso Francisco, tem ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo. Em 2003, ele fazia parte de uma quadrilha envolvido na morte de um policial militar, em Brasília. Celso já havia sido preso antes pela DRF,em 2003 e em 2005. O criminoso estava em regime domiciliar, mas com o tempo a pena foi diminuindo e agora ele responderá por por furto qualificado, explosão qualificada e quadrilha armada. 
 
MUITA BAGUNÇA

O cenário é típico de guerra. Muita destruição e estilhaços de vidro para todos os lados, dentro e fora da agência. Até o final da tarde desta quinta-feira (5).
 
ROUBO MAL SUCEDIDO

O prejuízo também pesou no bolso dos assaltantes. O arsenal gasto para a explosão não surtiu efeito. Foram colocados dois dispositivos em dois caixas eletrônicos, mas apenas um explodiu, o outro foi desativado pela polícia quando chegou ao local. Além de Celso Francisco e Rutinéia Fonseca da Silva, foram presos Wilson Pio de Couto de 51 anos, Andrei Cavalcante Oliveira de 21, Luis Paulo Soares dos Santos de 24, José Audrey do Carmo Silva de 31, Roberval dos Santos de 38, Jader dos Santos Klain de 30 e José Edson Rodrigues de 44 anos.
 
“A polícia agiu de forma profissional neste caso. Estou orgulhoso das corporações”, disse o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
 
SAIBA MAIS

– Os criminosos responderão por furto qualificado, explosão qualificada e quadrilha armada. E podem cumprir  pena de 8 a 22 anos.
 
– Existe a possibilidade da ação de Santo Antônio ter sido feita por eles, mas a polícia não confirma nada.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado