A articulação da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) da Polícia Civil e da Policia Militar do Estado de Goiás resultou na prisão de cinco pessoas e na apreensão de um adolescente na madrugada desta quarta-feira (05) em Vila Boa/GO.
Os suspeitos foram até a região goiana por volta de 2h, em um VW Saveiro. Chegaram ao local e, após explodir a agencia, fugiram em um ônibus. No entanto, ao deixar a cidade, foram surpreendidos em uma barreira policial, onde acabaram sendo detidos.
Segundo o delegado-chefe da DRF, Fernando César Costa, a quadrilha é suspeita de praticar roubo e furto de caixas eletrônicos em sete estados brasileiros (Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Pará, Maranhão, Bahia e Paraíba) e no Distrito Federal. O mesmo grupo foi responsável pelo arrombamento de uma agência do BRB em Ceilandia, no inicio do ano, e de um caixa eletrônico num posto de gasolina, em Santa Maria, em 2012.
A investigação da policia aconteceu desde janeiro deste ano e desencadeou na prisão dos suspeitos. “A primeira ação deles aconteceu em Tocantins, no mês de janeiro. Eles são suspeitos de manter vínculo com uma quadrilha que foi detida em janeiro pelo crime de saída de banco”, explicou Fernando.
A quadrilha agia utilizando pessoas que moravam nas cidades (todas de interior), aterrorizava os policiais nas ruas e disparavam contra os quarteis da Polícia Militar. “Os suspeitos não eram localizados, pois agiam articulados. Usavam balaclavas e luvas e não usavam telefones, justamente para a polícia não interceptar a rede e descobrir onde estavam”, ressaltou o delegado.
Foram presos Wellington José Araújo Rodrigues, Alex de Oliveira Barros, Alanlaíde Serra da Silva e Orlando Tamando Sobrinho, todos com antecedentes criminais. Também foi detido André Wilker de Jesus Ramos, mas sem passagens pela polícia. Um adolescente, de 17 anos, suspeito de envolvido no caso, foi apreendido.
Agora, a policia vai investigar a participação dos detidos em outros crimes, uma vez que quatro deles já possuem registros criminais. Três outros suspeitos já foram mortos, em confronto com a polícia, em casos interiores. Mesmo assim, a investigação confirmou a relação dos três com o bando.
Com os suspeitos, a polícia encontrou coletes a prova de bala, várias munições de calibre .380, 38 e 9mm., revólveres de uso restrito das Forças Armadas, um rolo de fio inflamável – utilizado para disparar os explosivos -, uma banana de dinamite – semelhante à usada na explosão da agência do BRB -, lacres, celulares, ferramentas e R$ 54 mil em espécie, oriundos da tentativa de explosão desta madrugada.
Agora, todos os detidos vão responder pelos crimes de porte ilegal de arma e formação de quadrilha. Dependendo da análise da Justiça, outros crimes poderão ser adicionados.