Menu
Brasília

Publicadas regras para acompanhamento dos níveis do Descoberto e Santa Maria

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) é responsável pela atividade

Redação Jornal de Brasília

08/07/2024 10h13

descoberto 1536x864

Reservatório do Descoberto | Foto: Divulgação/Adasa

Nesta segunda-feira (8), uma resolução publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), estabeleceu as regras para o acompanhamento dos níveis dos reservatórios do Descoberto e de Santa Maria até dezembro. O cálculo será feito por meio de curvas de referência específicas. A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) é responsável pela atividade.

Os valores referenciados são definidos anualmente após o término do período chuvoso, quando a Adasa realiza simulações baseadas na estimativa de vazões captadas pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e pelos usuários do setor agrícola e na análise de dados climáticos que incluem a previsão de chuvas médias, evaporação e vazões dos principais afluentes de cada reservatório.

O balanço considera cenários similares vivenciados em anos anteriores. Os resultados das projeções são discutidos em reuniões com membros do Grupo de Acompanhamento das Curvas de Referência.

Segundo o texto, a Adasa poderá adotar medidas caso os volumes úteis dos reservatórios permaneçam abaixo dos valores estipulados nas curvas de referência, como a definição de alocação negociada de água em áreas agrícolas e intensificação das ações de fiscalização na bacia. A agência também poderá cobrar esclarecimentos da concessionária sobre medidas adicionais de gestão e operação do sistema integrado de produção e abastecimento de água a serem implementadas para compensar o eventual déficit de volume.

Recuperação

A resolução também define valores de referência para os meses de janeiro, março e maio de 2025, quando os reservatórios devem estar na fase de recuperação da sua capacidade de armazenamento, atingindo valores desejáveis para assegurar a sustentabilidade dos recursos hídricos no DF.

Como os níveis dos reservatórios dependem de vários fatores – entre esses, a precipitação nas áreas onde estão localizados os mananciais e nascentes – e considerando a previsão de vazões abaixo da média nos rios afluentes que alimentam o Descoberto e Santa Maria, a Adasa reforça e necessidade da adoção de práticas responsáveis de consumo da água.

A agência recomenda o uso racional em áreas rurais e urbanas e o aproveitamento de fontes alternativas, além de denúncias de irregularidades relacionadas aos usos dos recursos hídricos e da leitura periódica de hidrômetros, hábito que pode evitar vazamentos e o desperdício.

Veja a publicação.

Confira abaixo as curvas de referência para o acompanhamento do volume útil dos reservatórios. 

*Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado