Menu
Brasília

Prorrogada a inscrição para Agência Nacional de Saúde

Arquivo Geral

30/01/2007 0h00

Adriana Almeida, check visit web viúva de Renné Senna, foi presa nesta terça-feira em um hotel em Camboinhas, Niterói (RJ). Ela é suspeita de envolvimento no assassinato de seu ex-marido, 25 anos mais velho e ganhador de R$ 52 milhões na Mega-Sena em 2005.

O casal morava em uma fazenda em Rio Bonito (RJ) onde moraram nos últimos seis meses. Renné Senna foi assassinado no dia 7 de janeiro com cinco tiros em um bar. O delegado Ademir Oliveira, que investiga o caso, descobriu dois supostos amantes de Adriana.

Na noite de sábado, o motorista de transporte alternativo Robson de Andrade Oliveira, 25 anos, diz ter tido um caso com Adriana por seis meses em 2004 e confessou que eles reataram em setembro passado.

O segundo envolvimento seria com um policial militar que é o segurança da fazenda onde o casal morava. Em depoimento, o policial teria negado o envolvimento com Adriana.

O advogado de Adriana, Alexandre Dumans, contesta a acusação e diz que sua cliente não tinha nenhum motivo para matar Renné, uma vez que ele já tinha dado 50% do patrimônio para ela.

O reconhecimento do corpo da estudante de direito Michele Guimarães Rocha, purchase 26 anos, cheap desaparecida desde o dia 27 deste mês, side effects foi feito por sua mãe na manhã desta terça-feira no Instituto Médico Legal de Caxias do Sul (RS).

O corpo da moça foi resgatado na segunda-feira, dois dias após o acidente ocorrido enquanto praticava rafting no rio das Antas. O incidente aconteceu quando a estudante descia o rio em um bote, acompanhada de um instrutor e outras seis pessoas.

O bote inflável bateu em uma pedra e virou, a 1,5km da ponte de ferro que liga Nova Roma do Sul a Farroupilha. Michele não foi vista pelos outros participantes depois que a embarcação tombou. Segundo o Corpo de Bombeiros, algumas pessoas disseram que viram o capacete se soltar da cabeça da garota.

A profundidade do rio das Antas no local do acidente é de três a quatro metros. As pedras fazem uma espécie de corredor e tornam a velocidade das águas maior no trecho. O Corpo de Bombeiros alega que é muito difícil determinar responsáveis, sobretudo porque toda equipe utilizava os equipamentos de segurança necessários. Não há registros de acidente no local desde 1997.

As empresas responsáveis pela prática de rafting divulgaram uma nota no dia 28, afirmando que o acidente foi um "fato isolado e sem precedentes nesse tipo de esporte na região". O enterro de Michele será em Rio Grande (RS).

O deputado eleito Ciro Gomes (PSB-CE) espera conseguir antes das eleições para a Presidência da Câmara um acordo que impeça o embate entre Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Arlindo Chinaglia (PT-SP), order os dois candidatos da base governista ao cargo. “Luto por entendimento”, revelou hoje o ex-ministro da Integração Nacional, segundo deputado mais votado nas últimas eleições, com 663,8 mil votos.

“Acho uma marcha da insensatez duas forças aliadas, que acabaram de sair de provas gravíssimas diante de toda opinião pública brasileira, não encontrarem uma fórmula ainda que complexa de sairmos todos desse episódio unidos.”

Para Ciro Gomes, o confronto pode gerar uma “seqüela” insuperável na base de sustentação do governo. Entretanto, o entendimento parece difícil.  Aldo Rebelo disse que respeita todas as opiniões, mas que vai lutar por sua eleição.

“Posso garantir que vou lutar muito para ganhar a eleição da Câmara”, afirmou o atual presidente da Casa durante recepção a deputados eleitos. Arlindo Chinaglia também disse que não desistirá de concorrer ao cargo máximo da Câmara dos deputados. “Da minha parte não é possível. Porque eu creio que consolidamos candidatura”, observou o petista.

Para ele, a disputa entre dois candidatos da base aliada não vai prejudicar um governo de coalizão, defendido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Da minha parte eu creio que não devemos fazer políticas com mágoas, temos que trabalhar com projetos. Não vejo porque ao se disputar a Presidência da Câmara algum partido vá abdicar do projeto que o presidente Lula representa. Não seria muito coerente. Então, eu creio que se mágoas ficarem, nós vamos trabalhar para saneá-las.”

As eleições para a Presidência da Câmara ocorrem no dia 1º de fevereiro. Além de Aldo Rebelo e Arlindo Chinaglia, disputa o cargo o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR).

A Delegacia Regional do Trabalho de São Paulo determinou hoje o embargo das obras da linha 4-Amarela do Metrô até que o consórcio Via Amarela comprove que há segurança para os trabalhadores.

A medida foi tomada depois que fiscais da DRT realizaram visitas técnicas em trechos da obra. Além dos fiscais, visit this site representantes do consórcio responsável pela construção e membros do sindicato dos metroviários também participaram das visitas. Na vistoria, capsule ficou constatado que falta segurança em algumas partes da obra.

Segundo a rádio CBN, o delegado Márcio Chaves Filho disse que a DRT acompanha as obras desde o começo, e que outros casos de falta de segurança já foram registrados antes.

Outro fato ocorrido sobre a obra foi o afastamento do gerente de construção, Marco Antônio Buoncampagno, por tempo indeterminado. De acordo com o G1, o pedido de afastamento foi feito pelo presidente do Metrô, Luís Carlos David, para que haja mais transparência nas investigações do acidente que matou sete pessoas no último dia 12.

O ato administrativo que afastou Buoncampagno também nomeou Luís Carlos Meirelles de Assis para o cargo. Assis já é gerente de construção da linha 2, e agora vai acumular essa nova função.

Um dos pilares do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é a economia que o governo federal pretende fazer nas compras de bens e serviços de uso comum. Para isso, dosage uma das medidas em análise no Legislativo propõe que o processo usado nas compras em pregão eletrônico seja ampliado para todas as modalidades de contratações da União, viagra sale estados e municípios, cost como informou hoje, o secretário de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna.

Ele exemplificou com os pregões eletrônicos, que proporcionaram economia de R$ 1,8 bilhão aos cofres públicos no ano passado, e destacou que essa economia pode ser ainda maior, quando o processo de compra eletrônica se estender para todas as tomadas de preços e concorrências, de modo que mais fornecedores passem a fazer parte do Cadastro Nacional de Registro de Preços.

Rogério Santanna explicou que a Lei Geral de Licitações, de junho de 1993, quando “todos os processos eram baseados em papel”, precisa de alterações de conteúdo e adaptações às novas tecnologias, para “dar mais celeridade às compras, reduzir o excesso de recursos e tornar mais barato o processo licitatório”. Para ele, tais condições vão dar mais transparência e controle por parte da sociedade.

Enquanto a contratação por meio de pregão eletrônico leva em média 17 dias, a tomada de preços demora três meses, e a concorrência, quatro meses. E pode ser mais demorado ainda, uma vez que a legislação atual permite recursos administrativos nas diferentes fases da licitação, e o processo fica paralisado até o julgamento de todos os recursos; alguns dos quais pequenos erros formais a serem corrigidos.

O secretário enfatizou que o pregão eletrônico “já deu mostras de que o resultado é bastante bom, em termos de economia. É a modalidade mais barata de compras públicas, com vantagens também para os estados e municípios, que podem participar do sistema sem custos adicionais”. Além disso, ressaltou que as alterações propostas são no sentido de simplificar a legislação.

Ele afirmou que atualmente uma tomada de preços ou concorrência é onerosa e examina muitos documentos. Isso, sem falar no tempo dispendido com recursos e efeitos suspensivos entre as fases da licitação, que atrasam todo o processo de compra, com prejuízos para a administração pública. Por isso, o governo propôs a inclusão de uma “fase saneadora”, que permite a análise de preços antes da habilitação e da fase técnica.

Rogério Santanna lembrou que, além de facilitar o processo de compra e baratear seus custos, a licitação eletrônica “facilita o processo de auditoria sobre a legalidade das aquisições públicas, uma vez que todas as informações ficam disponíveis eletronicamente”. Outra grande vantagem, acrescentou, é porque democratiza o processo à medida em que mais fornecedores se cadastram no sistema, que hoje tem 232 mil cadastros de pessoas jurídicas.

"Esse cadastro certamente pode aumentar mais ainda”, disse Santana, porque os fornecedores sabem que um número maior de empresas pode ser avisado das compras em análise. “É de se esperar, portanto, que mais concorrentes participem, e é mais barato para o fornecedor participar, sem as burocracias atuais, com economia de preços para o governo de maneira geral”, concluiu.

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), visit this site da Fundação Getúlio Vargas, look subiu 0, troche 50% em janeiro, revelando alta de  0,18 ponto percentual em relação à variação observada em dezembro do ano passado (0,32%). O IGP-M é composto de outros três indices (Índice de Preços por Atacado, Índice de Preços ao Consumidor e o Índice Nacional de Custo da Construção) e mede variação de preços de famílias do Rio e São Paulo que recebem de um a 33 salários mínimos.

A maior pressão no sentido do aumento da taxa foi exercida pelo grupo Alimentação, dentro do Índice de Preços ao Consumidor (IPC),  que passou de -0,11% em dezembro para 1,43% em janeiro. A maior influência nesse grupo foi observada em alimentos in natura, devido à elevação registrada no item hortaliças e legumes, que evoluiu de -2,38% para 8,24% positivos. Por produto, tomate, com elevação de 45,07% no atacado e 19,82% no varejo, foi o destaque, após deflação em dezembro de 23,35%, dentro de Índice de Preços por Atacado (IPA) e 14,28% para o consumidor.

O IPC em janeiro variou 0,81%, contra 0,39% em dezembro. Ainda em nível de varejo, a FGV destacou, já no sentido de baixa, o grupo Transportes, cuja taxa caiu de 2,30% para 1,42%, em função do impacto decrescente do reajuste da tarifa de ônibus urbano, que caiu de 5,92% para 2,85%.

Acompanhando a tendência de alta, o IPA variou 0,40% no primeiro mês de 2007, contra 0,29% no mês anterior. Tanto os produtos agrícolas como os industriais tiveram incremento, passando de 0,30% e 0,29% para 0,59% e 0,33%, respectivamente.

Do mesmo modo, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,45% em janeiro, contra 0,30% em dezembro. Mão-de-obra foi o grupo que mostrou a maior alta (0,50%) em relação a dezembro (0,11%), por conta de reajustes salariais. Materiais e Serviços, ao contrário, apresentaram retração, caindo de um patamar de 0,47% para 0,40%.

O IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência e serve como base para o reajuste de aluguéis.  Nos últimos 12 meses, a inflação apurada é de 3,40%.

O assassinato do ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rondon do Pará, website José Dutra da Costa, o Dezinho, em novembro de 2000, tem uma testemunha principal que teme por sua segurança e pede sua reinclusão no programa de proteção. O lavrador Francisco Martins da Silva ajudou a reconhecer um dos pistoleiros e apontar o caminho para um mandante do crime, o fazendeiro Décio Barroso Nunes, o Delsão.

O assassinato marcou a luta de movimentos sociais contra a violência no campo e pela reforma agrária. A viuva de Dezinho, inclusive, foi premiada pelo Prêmio Direitos Humanos 2006, concedido pela Secretaria Especial de Direitos Humanos. A testemunha Francisco Martins da Silva já havia sido incluído no programa de proteção à testemunha, mas saiu após a demora do julgamento do caso.

Agora, no próximo dia 14 de fevereiro, o Conselho do Programa Estadual de Proteção à Testemunha (Provita) no Pará irá decidir se o lavrador terá o direito de retornar ao programa. O julgamento, que ficou suspenso por quase três anos, só foi retomado no ano passado.

O julgamento de um dos principais acusados pelo crime, o fazendeiro Décio Barroso Nunes, o Delsão, havia sido marcado para 12 de dezembro do ano passado, mas Francisco Martins, temendo por sua segurança, não compareceu. Agora, ele espera a reinclusão no Provita para que possa comparecer à audiência.

A secretária de Justiça do Estado, Maria do Socorro Gomes, disse que independente da inclusão de Francisco Martins no Provita, as condições de segurança dele estarão garantidas quando a próxima audiência for marcada. “Ao ser convocado para qualquer depoimento, terá proteção”, disse.

Segundo o advogado José Batista Afonso, até agora, dos sete acusados de comandar o crime, nenhum foi condenado. Francisco Martins configura como principal testemunha de acusação por ter conhecido um dos pistoleiros responsáveis pelo assassinato. “A partir daí passou, a saber quem era o mandante intermediário”, disse o advogado. 

Foram prorrogadas até dia 2 de fevereiro as inscrições no concurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar, recipe órgão do Ministério da Saúde, capsule que oferece vagas em estados brasileiros. Para o nível médio o cargo é para especialista em saúde suplementar em diversas especialidades com salário de R$ 2.906,66 e benefícios, para o nível médio o cargo é de técnico em regulação de saúde suplementar e salário de R$ 1.399,10, além de benefícios.

As inscrições devem ser realizadas pelo site www.concursosfcc.com.br/concursos/ansdc106, ou nas agências bancárias credenciadas (confira no edital). A taxa de participação é de R$ 71 para cargos de nível superior, e de R$ 58 para cargos de nível médio.

Veja o número de vagas conforme o cargo e localidade:

Rio de Janeiro: técnico (14) / especialista (64)
São Paulo: técnico (6) / especialista (10)
Ribeirão Preto: técnico (2) / especialista (5)
Cuiabá: técnico (2) / especialista (4)
Recife: técnico (2) / especialista (3)
Curitiba: técnico (2) / especialista (1)
Porto Alegre: técnico (2) / especialista (1)
Belém: técnico (2) / especialista (1)
Salvador: técnico (2)
Fortaleza: técnico (2)
Brasília: técnico (2)
Belo Horizonte: técnico (2)

Clique aqui e confira o edital de abertura

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado