O projeto Vivências Multicultural de Capoeira acontece gratuitamente no Arena Lutas, na Colônia Agrícola Kanegae, Riacho Fundo 1. Trata-se de um espaço que valoriza e preserva a cultura popular brasileira e as lutas em geral, em benefício da sociedade, trabalhando valores educativos e sociais.
O projeto já tem inscrições abertas para atividades vinculadas à capoeira, como oficinas de confecção e manutenção dos instrumentos; aprendizagem, aprimoramento e manejo dos instrumentos; ensino de canções; e ensino para domínio dos movimentos e exercícios da capoeira. São disponibilizadas 25 vagas para as oficinas gratuitas. As aulas serão ministradas às segundas, quartas e sábados pelo Mestrando Taleta, pelo Contramestre Fininho e pela Professora Kekel. Serão 3 turmas simultâneas: feminina, masculina e infantil.
O Vivências Multicultural de Capoeira oferece a oportunidade de conhecer profundamente a capoeira, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, de forma lúdica e criativa, usando o maculelê, a puxada de rede e o coco de zambê como ferramentas deste processo formativo artístico. Com esse trabalho, a proposta visa difundir a cultura popular afro-brasileira para transformar a realidade da juventude.
“A luta representa um meio eficaz para a educação, porque exige respeito às regras, à hierarquia, à disciplina, valorizando e preservando tanto a saúde física como a mental. Dentro da cultura popular, isso é refletido pela capoeira, esse patrimônio tão importante para todos os momentos da história do nosso país, desde os tempos da colônia até hoje”, elucida Riquelma Tamara, professora de capoeira Kekel, uma das instrutoras do projeto.
Serviço: Vivências Multicultural Arena Lutas – Atividades de Capoeira
Data: segundas, quartas e sábados
Local: Colônia Agrícola Kanegae, Riacho Fundo 1
Vagas: 25
Turmas: feminina, masculina e infantil
Inscrições gratuitas no formulário