Ampliar o conhecimento jurídico para fortalecer a construção da cidadania é o principal objetivo do projeto Conhecer Direito, destinado a estudantes do ensino médio das escolas públicas do Distrito Federal. A iniciativa é uma parceria da Defensoria Pública com a Secretaria de Educação.
“O curso permitirá que os jovens aumentem o conhecimento acerca de seus direitos com embasamento jurídico. Além disso, eles poderão saber, concretamente, quais são os limites legais sobre ações e atitudes que queiram tomar”, explicou o secretário de Educação, Marcelo Aguiar.
Para participar do projeto – que tem apoio da Vesticon, Centro de Referência em Direitos Humanos, União Planetária (UP) e Associação dos Defensores Públicos do DF (Adep) – as instituição de ensino devem entrar em contato pelo e-mail conhecerdireitonaescola@gmail.com.
O curso, com duração de um semestre, pode ser feito presencialmente. Nesta modalidade, estão abertas 150 vagas- 50 para alunos com necessidades especiais e 100 para o ensino regular. “Caso a demanda seja maior, vamos negociar a ampliação das inscrições com a Defensoria Pública”, explicou Aguiar.
Segundo ele, as aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h30, na Escola da Defensoria Pública. A Secretaria de Educação disponibilizará transporte para os inscritos.
Os interessados também podem se inscrever para fazer o curso com aulas virtuais, na modalidade Educação a Distância (EAD), em que não há limite de vagas.