Estão abertas, até 23 de março, as inscrições para o programa Nosso Parlamento – edição Prêmio A Voz da Juventude. A iniciativa é uma parceria entre a Escola do Legislativo (Elegis) e a Procuradoria da Juventude (Pejuv) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), voltada para estudantes do Ensino Médio.
O objetivo do programa é promover a vivência parlamentar entre os jovens, oferecendo uma experiência prática sobre o funcionamento do Legislativo. Ao todo, serão “eleitos” 24 jovens deputados que terão a oportunidade de atuar como parlamentares por um dia, conhecendo de perto os processos democráticos e legislativos.
As eleições serão realizadas diretamente nas escolas públicas participantes, com o uso de urnas eletrônicas, simulando um processo real. Além disso, o programa contará com o prêmio “A Voz da Juventude”, no qual as instituições poderão inscrever redações apresentando uma ideia para uma proposição legislativa.
Os textos devem abordar temas de relevância para a juventude do Distrito Federal, como educação, saúde, segurança, cultura, esporte, lazer, meio ambiente, trabalho, emprego e empreendedorismo. Os três melhores trabalhos serão contemplados por meio de emenda parlamentar destinada pelo procurador Especial da Juventude, deputado Joaquim Roriz Neto (PL).
“Precisamos despertar no jovem o interesse na discussão política. Trazê-los para dentro do debate como protagonista, dando voz a suas ideias”, afirma Roriz Neto. “Mais que defender os jovens, a Pejuv quer escutá-los.”
As instituições interessadas em participar do “Nosso Parlamento” devem se inscrever até o dia 23, por meio do formulário anexo.