O Projeto Aceleratech, que promove cursos de capacitação tecnológica para pessoas em situação de vulnerabilidade, chegará a Santa Maria e ao Recanto das Emas nas próximas semanas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo WhatsApp (61) 98200-0429.
Serão 240 vagas presenciais e 400 online. Em Santa Maria, as aulas ocorrerão de 3 de novembro a 1º de dezembro; no Recanto das Emas, de 2 de dezembro a 2 de janeiro.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e o Instituto Bem Viver DF, com investimento de R$ 700 mil da secretaria.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Vitorino, destacou que o projeto reforça o compromisso do GDF com a inclusão digital:
“O Aceleratech é a materialização do nosso compromisso em levar inclusão digital para onde ela é mais urgente. Ao capacitar 640 moradores de Santa Maria e Recanto das Emas, estamos oferecendo ferramentas concretas para que essas pessoas possam competir no mercado de trabalho e estimular o empreendedorismo local.”
Os cursos têm duas semanas de duração e abrangem três áreas:
- Informática básica e intermediária para o mercado de trabalho
- Design gráfico
- Editor mobile, voltado para o uso de aplicativos em dispositivos móveis
As vagas são abertas a iniciantes e a pessoas que já possuem algum conhecimento na área. Há ainda reserva de 10% das vagas para idosos — caso não sejam preenchidas, serão disponibilizadas ao público geral.
A presidente do Instituto Bem Viver DF, Samara da Silva, ressaltou o impacto social do projeto:
“Nosso propósito é transformar realidades por meio do conhecimento. Sabemos que o domínio das ferramentas tecnológicas é essencial para qualquer profissão, e queremos que mais pessoas, especialmente das comunidades periféricas, tenham a oportunidade de se capacitar, empreender e conquistar autonomia econômica.”
Com informações da Agência Brasília