Menu
Brasília

Projeto garante exames de vista e óculos gratuitos para crianças em Ceilândia

A 9ª edição do Diniz Social também proporcionou uma manhã de brincadeiras e diversão para a criançada

Redação Jornal de Brasília

12/10/2025 19h04

1000047161

Fotos: Vítor Ventura

Por Vítor Ventura*

A manhã do último sábado (11) foi especial para centenas de crianças em Ceilândia. A 9ª edição do Diniz Social, o projeto de ações em prol da sociedade das Óticas Diniz, garantiu aos pequenos um dia de brincadeiras, lanches, música e o principal: exames de vista e óculos gratuitos. O Jornal de Brasília acompanhou a ação, que aconteceu na Oftalmed. 

O objetivo do projeto é permitir que crianças carentes ou em situação de vulnerabilidade com dificuldades por conta da visão possam ter acesso aos exames para conseguirem óculos de maneira mais fácil. A ação promoveu atendimento oftalmológico gratuito, doação de óculos e ações de cidadania.

1000047107
Fotos: Vítor Ventura

De acordo com Aline Diniz, diretora comercial das Óticas Diniz no Distrito Federal, o Diniz Social acontece em todo o Brasil, e atende mais de 9.000 crianças. “Para muitas delas, é a primeira vez indo a um oftalmologista. A gente descobre alguns problemas de vista que se não fossem tratados, provavelmente a criança iria desistir de ir para a escola com o tempo porque ela não enxergaria direito”, explicou Aline.

A diretora comercial contou que somente naquela manhã, mais de 200 crianças seriam atendidas em Ceilândia. Para fazer o atendimento aos pequenos, foi realizada uma triagem em escolas e institutos sociais para identificar os casos de crianças com dificuldades nos estudos por conta da visão. “Então a gente traz [as crianças] para serem atendidas por um médico oftalmologista, passar por todos os exames que elas merecem e depois serem contempladas com um lindo óculos”, ressaltou Aline.

Elizabete Alves, assistente social do Instituto Mãos Solidárias, do Sol Nascente, acompanhou 60 crianças no dia. “Elas [crianças do instituto] muitas vezes estão em situação de vulnerabilidade social. Então, essa ação é muito boa porque os pais normalmente não têm condições de comprar os óculos. Muitas delas têm dificuldade na escola, em virtude de não conseguirem enxergar direito. A partir do momento que os óculos são feitos, a vida delas melhora muito”, relatou Elizabete. O Instituto Mãos Solidárias atua principalmente para levar assistência social, saúde, esporte, lazer e cultura para crianças carentes do Sol Nascente.

A assistente social destacou também a importância de uma manhã de diversão para a criançada. “É bom tanto a parte oftalmológica, como também elas poderem brincar e aproveitar. As crianças estão muito felizes por estar participando”, completou. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), graus de óculos, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, são problemas visuais comuns na infância. Dessa maneira, a detecção precoce e o tratamento adequado são fundamentais para garantir o desenvolvimento visual saudável.

Gracie Allen, diretora executiva da Oftalmed, contou que esse é o terceiro ano seguido que o Diniz Social acontece na unidade. “Nós entramos nesse projeto com uma felicidade imensa para oferecer consultórios, médicos e exames com o objetivo de transformar a vida dessas crianças, para que elas possam ter uma melhora na acuidade visual e para que o futuro delas seja melhor”, ressaltou.

1000047147
Fotos: Vítor Ventura

Por ser a primeira ida da maioria das crianças ao oftalmologista, as equipes da Oftalmed e do Diniz Social fizeram questão de fazer algo especial. Os pequenos tiveram lanches, músicas, brincadeiras e os preferidos de muitos: heróis e princesas para acompanhá-los nos exames. Vindo de Samambaia, João Guilherme, de 10 anos, estava com a mãe Maria Neves, 41, aproveitando o dia. Para ela, uma ação como essa é de grande ajuda. “A gente sabe o tanto que é caro a consulta, os óculos e tudo mais. Essa oportunidade é muito válida”, contou Maria.

Além de realizar o exame de vista, João Guilherme, fã do homem-aranha, conseguiu tirar uma foto com seu herói favorito. “Foi muito legal, as brincadeiras, os personagens. Consegui rir muito”, disse o pequeno. O segundo dia da edição do Diniz Social deste ano acontece no próximo sábado (18), no Hospital de Olhos do Lago Norte.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado