Menu
Brasília

Projeto colore paradas de ônibus de Taguatinga com grafites

Grafites trocam os cartazes poluentes por arte e reflexão. Responsável pelo projeto é servidor da administração regional

Redação Jornal de Brasília

06/02/2020 13h28

O servidor da Administração Regional de Taguatinga, Elom, através do projeto Arte nas Paradas, dá cor e vida aos pontos de ônibus da região. Em seis meses, 36 paradas entre QNJ, QNL, Hélio Prates e Pistão Sul foram revitalizadas.

Elom conta que vai se inspirando de acordo com os temas que a própria população dá. “Ouço a população cada vez que pinto uma parada e vou pegando os temas de que eles mais falam”, afirma o artista, que vem trocando os cartazes poluentes por arte e cores vivas.

Memória e temas pontuais

“O Mercado Norte tem toda uma história, assim com a SAB, que era um mercado público bem tradicional”, comenta Elom. “Esse trabalho é para resgatar a memória da cidade e ficar registrado nas paradas de ônibus, além de falar sobre temas importantes, como o combate à violência contra a mulher.”

O material para a pintura dos abrigos é dividido entre os próprios funcionários da administração ou em parceria com a comunidade, que faz doações. No fim, ganham todos, com paradas de ônibus mais atraentes.

Em média, o trabalho em um abrigo leva um dia para ser concluído. A meta, porém, é ambiciosa. “Queremos reformar todas elas”, informa o administrador de Taguatinga, Geraldo Cesar de Araújo, que reforça a meta de Elom: “Nesses espaços, aproveitamos para tratar de temas compatíveis com a comunidade e o ambiente em que vivem”.

Dia a dia, essa arte a céu aberto tem conquistado moradores e o público em geral. É o caso do vigilante Daniel Castro, que, ao apreciar as pinturas, aproveitou para observar: “Falta educação por parte da população. Assim fica um ambiente mais legal. Melhor assim do que com os cartazes”.

Com informações da Agência Brasília

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado