Uma escuta ativa e humanizada, que vai ao encontro da população. Esse é o objetivo do projeto Atendimento em Movimento, em funcionamento desde julho deste ano, que atendeu mais de 600 pessoas em sete regiões administrativas do DF.
Instituído pelo Governo do Distrito Federal (GDF), o serviço conta com duas vans, que funcionam como uma espécie de unidade móvel da Secretaria de Atendimento à Comunidade (Seac-DF) em todas as 35 regiões administrativas. Os veículos são devidamente equipados com computador, frigobar, armários, cafeteira, e acesso adaptado para pessoas com deficiência ou alguma dificuldade de locomoção, proporcionando um ambiente confortável e acessível para todos.
Em um mês e meio, o projeto já atendeu a população de Samambaia, Varjão, Paranoá, Itapoã, Jardim Botânico e Plano Piloto. Nesta quarta-feira (21), as equipes da Seac-DF foram ao Gama identificar as demandas mais urgentes da população da cidade, fortalecendo o vínculo entre a comunidade e o poder público, conforme ressalta a secretária da pasta, Clara Roriz.
“O Atendimento em Movimento é uma forma de estarmos presentes onde a comunidade mais precisa, promovendo um diálogo direto entre população e governo. É importante direcionar e esclarecer informações sobre os programas e ações de governo”, afirma Clara Roriz.
Moradora do Gama, a concurseira Sandra da Silva, de 42 anos, foi uma das pessoas atendidas pelas equipes do GDF nesta quarta. “É muito importante ter esse tipo de ação, porque a população precisa de atendimento básico e fundamental para as principais demandas. É um serviço do GDF que acolhe para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, diz.
O serviço também foi exaltado pela líder comunitária do Gama, Benedita Alves da Silva, de 70 anos. “O atendimento tem justamente esse objetivo de ver o que a comunidade precisa. É um serviço que vai ajudar a melhorar o Gama ainda mais”, reforça.
Gerente de Atendimento à Comunidade da Seac, Charles Santos Gomes, explica que o acolhimento é feito por meio de abordagem e também por livre demanda da população. As vans ficam localizadas em pontos estratégicos das cidades, geralmente com um grande fluxo de pessoas.
“A nossa finalidade é pegar as demandas, ouvir a comunidade em si e acolher as pessoas que, muitas vezes, não têm como se deslocar para um determinado órgão. O projeto dá essa possibilidade, fazendo um intercâmbio entre a comunidade e o GDF”, detalha.
Próximos atendimentos
Conforme calendário da Seac-DF, os próximos serviços do Atendimento em Movimento serão nas seguintes regiões administrativas, em pontos que ainda serão definidos:
– 23/8: Guará
– 24/8: Santa Maria e Riacho Fundo II
– 27/8: Riacho Fundo
– 29/8: São Sebastião
– 31/8: Brazlândia.
*Com informações da Agência Brasília.