Menu
Brasília

Programa Profissão Saúde contribui para a formação prática de novos profissionais da enfermagem nos hospitais do DF

Cerca de 65 profissionais já passaram pela vivência prática nas unidades do Grupo Santa

Redação Jornal de Brasília

05/09/2025 12h06

brasília

Foto: Ascom/Sejus

Iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF, em parceria com Senac e Sindicato Brasiliense de Hospitais (SBH), visa formar novos talentos. Cerca de 65 profissionais já passaram pela vivência prática nas unidades do Grupo Santa

O Grupo Santa, maior rede hospitalar privada do Distrito Federal e do Centro-Oeste, participa do Programa Profissão Saúde – Seu Primeiro Emprego na Enfermagem, iniciativa do Governo do Distrito Federal que já capacitou dezenas de profissionais para o mercado de trabalho. O projeto é coordenado pela Secretaria de Justiça e Cidadania, em parceria com o Senac-DF e hospitais da rede privada, entre eles o Hospital Santa Lúcia.

Desde a segunda etapa do programa, cerca de 65 técnicos, auxiliares e enfermeiros que ainda não haviam ingressado no mercado tiveram a oportunidade de realizar vivência prática nos hospitais do Grupo Santa, acompanhados pelas equipes de Enfermagem, Educação Continuada e por preceptores do Senac-DF. Os candidatos passam, em média, cinco dias no hospital participando da prática supervisionada e são recebidos com um padrão de acolhimento e integração, em diferentes setores assistenciais.

O Profissão Saúde é voltado especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social, incluindo casos de violência doméstica e familiar, além de fatores relacionados à cor, gênero e desigualdade de oportunidades. Cada fase do programa dura, aproximadamente, três meses e inclui seleção, capacitação e prática supervisionada. Os profissionais que se destacam são incluídos no banco de talentos do Grupo Santa e podem ser convidados para processos seletivos.

“O Programa Profissão Saúde é uma política pública essencial para ampliar as oportunidades de inserção no mercado. Além de reduzir a barreira do primeiro emprego, fortalece a qualificação prática e garante mão de obra preparada para atender às demandas do setor hospitalar. Para o mercado, representa acesso a profissionais treinados e motivados, com um olhar atualizado sobre boas práticas assistenciais”, afirma a coordenadora de Educação Corporativa do Grupo Santa, Cida Tibães.

Para a especialista, o Hospital Santa Lúcia sempre esteve presente em projetos e iniciativas de responsabilidade social, com o compromisso com a excelência assistencial. “Participar do Profissão Saúde é uma oportunidade de contribuir para a formação de novos profissionais, fortalecer o ecossistema de saúde no DF e, ao mesmo tempo, identificar talentos que podem integrar nosso time”, explica Cida Tibães.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado