Menu
Brasília

Programa do GDF leva dia de beleza à mulheres catadoras

Iniciativa também ofereceu serviços de saúde e assistência jurídica às trabalhadoras

Luiza Melo

19/06/2026 5h39

delas

Foto: Paulo Henrique Carvalho / Agência Brasília

As trabalhadoras das Cooperativas de Trabalho de Materiais Recicláveis do Distrito Federal (Centcoop-DF) receberam, nesta quinta-feira (18), um dia de ações voltadas para o acolhimento e acesso a direitos e serviços públicos essenciais, como saúde, cidadania e documentação, além de cultura e beleza. O programa, intitulado GDF Delas, é realizado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para valorizar as mulheres catadoras de materiais recicláveis.

A governadora Celina Leão (PP), esteve presente no evento e destacou a importância da iniciativa.

Na ocasião, as trabalhadoras aproveitaram para dialogar com a chefe do Executivo sobre as demandas da categoria. Entre as reivindicações, está a maior participação dos catadores no processo de coleta seletiva nas cidades do DF. Celina garantiu o compromisso da gestão e reforçou que as demandas serão atendidas. “Vamos ver a questão da coleta seletiva de uma cidade como um modelo, porque aí a gente pode mostrar que a gente dá conta de fazer em todos os lugares”, assegurou.

A ação reuniu a força-tarefa de várias pastas e instituições para garantir a oferta de atendimentos de forma simultânea. A Secretaria de Saúde ofereceu multivacinação e atendimento odontológico, além da entrega de kits de saúde bucal. As participantes também receberam orientação e encaminhamento para a aplicação do método contraceptivo Implanon.

A Defensoria Pública levou uma unidade móvel para que as trabalhadoras pudessem resolver questões de Justiça, como pensão alimentícia, investigação de paternidade, guarda, divórcio e solicitação de emissão de certidões.

A autoestima e a beleza tiveram espaço especial por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que ofereceu serviços de estética, cortes de cabelo e penteados. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) contribuiu com oficinas de artesanato, enquanto a Novacap distribuiu mudas de flores para as participantes. A Secretaria de Cultura levou o programa Mala do Livro aos catadores.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado