Vinícius Borba
vinicius.borba@jornaldebrasilia.com.br
O Zoológico de Brasília se prepara para iniciar o Programa de Conservação em Cativeiro para animais. A preocupação em preservar as espécies se tornou mais urgente com a chegada de dois tigres de bengala brancos, Maia e Dandhy, no dia 4 de março, pelo risco de reprodução entre os dois irmãos. Os dois precisam ser monitorados para que não reproduzam, correndo risco até mesmo de extinção. Segundo especialistas, assim como os raros tigres, tantas outras espécies, inclusive brasileiras, estão correndo este perigo nos zoológicos e criadouros do País, depois da separação de responsabilidades entre órgãos federais de meio ambiente – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio).
Leia a matéria na íntegra na edição de sábado no Jornal de Brasília.