Menu
Brasília

Professores da rede pública interessados em estudar poderão pedir afastamento

Arquivo Geral

05/06/2006 0h00

Dezenas de homens armados invadiram uma estação de TV da Palestina hoje, information pills sick em uma demonstração de força contra o presidente Mahmoud Abbas.

A ação aconteceu nas horas que antecedem o final de um prazo dado para que o Hamas aceite uma proposta de paz que reconhece Israel implicitamente.

Funcionários da estação, buy localizada na cidade de Khan Younis (Faixa de Gaza), information pills disseram que os homens armados, identificados como membros do Hamas local, dispararam contra equipamentos, quebraram computadores e gritaram que a TV controlada por Abbas favorecia a facção Fatah, ligada ao presidente.

O Hamas, grupo islâmico que subiu ao poder depois de derrotar a Fatah em eleições realizadas em janeiro, negou ser o responsável pela invasão. Os homens armados acabaram saindo do local depois de bater em dois funcionários, contaram testemunhas. "Tudo está destruído", afirmou um empregado, por telefone.

A TV palestina anunciou que suspenderia suas transmissões durante 30 minutos, ainda hoje, para protestar contra a investida.

Abbas deu ao Hamas um prazo que se esgota às 12h de amanhã (6h em Brasília) para acatar o manifesto, elaborado por palestinos mantidos em presídios israelenses. O presidente ameaçou realizar um plebiscito em julho se o grupo militante não aceitar a proposta.

O Hamas defende a destruição do Estado judaico e rejeitou os apelos feitos por Abbas e por potências ocidentais para moderar sua postura. O manifesto inclui uma cláusula que prevê a criação de um Estado palestino convivendo pacificamente com o Estado israelense.

"O documento tem de ser acatado como ele é. Se começarmos a mudá-lo, não vamos chegar a lugar nenhum", afirmou Abbas em uma entrevista coletiva.

Em um cenário no qual tiroteios entre o Hamas e a Fatah tornaram-se comuns, muitos palestinos temem um aprofundamento da violência se Abbas marcar o plebiscito, algo que, segundo um porta-voz do grupo islâmico, seria semelhante a uma tentativa de golpe contra o governo eleito.

Horas antes, na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, funcionários da Autoridade Palestina fizeram fila em bancos para receber o salário de um mês. A manobra realizada pelo governo visa aplacar a crise econômica na região e aumentar sua popularidade.

Sem receber nada desde março, cerca de 40 mil dos funcionários palestinos da faixa salarial mais baixa devem conseguir o pagamento referente a um mês de trabalho.

Países doadores e Israel rechaçaram selar acordos com o aparato administrativo liderado pelo Hamas, deixando os 165 mil empregados do governo sem salário.

Dos cerca de 20 bancos da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, apenas um negou-se a usar seus fundos para realizar os pagamentos, que devem totalizar US$ 13 milhões. As instituições financeiras temem sofrer sanções se negociarem com o Hamas, considerado um grupo terrorista pelos EUA.

O Hamas prometeu pagar uma cota do salário da parte restante dos funcionários, mas não fixou uma data para realizar esses pagamentos.

Um novo mecanismo de ajuda vem sendo elaborado pela União Européia (UE) em nome do Quarteto de mediadores para o Oriente Médio – UE, EUA, Organização das Nações Unidas (ONU) e Rússia. Esse mecanismo deve aliviar um pouco a situação dos palestinos.

Depois de se reunir com Abbas em Ramallah, na Cisjordânia, o chefe da área de política externa do bloco europeu, Javier Solana, afirmou que a meta era criar um sistema capaz de canalizar ajuda humanitária para os palestinos.

Segundo assessores, o mecanismo deve incluir o pagamento de um "auxílio" para alguns dos funcionários. Mas diplomatas disseram que o benefício atingiria, inicialmente, apenas os que trabalham na área da saúde.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo teve em maio a maior queda desde fevereiro de 2002 devido a menores custos de alimentos e de álcool combustível.

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) avalia que os preços do álcool continuarão a cair em junho, no rx mas o comportamento do índice neste mês dependerá da variação dos alimentos, treatment que costumam apresentar bastante volatilidade, there levando o coordenador do IPC, Paulo Picchetti, a fazer apenas uma projeção inicial, de zero por cento.

Em maio, o IPC caiu 0,22%, seguindo a ligeira alta de 0,01% em abril, informou hoje a Fipe.

Economistas esperavam uma deflação de 0,10%. Segundo Picchetti, a surpresa veio dos alimentos, que caíram mais que o estimado. "A deflação de maio é alimentos e álcool… Essa inflação não está associada a uma queda de atividade econômica. Ela vem toda de oferta… Estamos vivendo um baita choque positivo de oferta", disse Picchetti.

Entre os grupos do IPC, os preços de alimentação caíram em ritmo maior, de 0,89% em maio, ante baixa de 0,64% em abril. Nesse grupo, as principais quedas vieram de arroz, laranja, feijão, alface e tomate.

Os preços de transportes também aceleraram a queda, apresentando recuo de 0,61% no mês passado, contra declínio de 0,04% em abril. Os custos do álcool combustível caíram 17,55%, sendo a maior contribuição de baixa para o IPC do mês, de 0,11 ponto percentual, devido à safra da cana-de-açúcar.

Os custos de saúde e de vestuário tiveram alta menor em maio, de 0,80% e 0,39%, respectivamente. O núcleo do índice subiu 0,12%, seguindo a alta de 0,15% em abril.

No ano, o IPC-Fipe acumula alta de 0,41% e nos últimos 12 meses, de 1,97%, a menor taxa desde julho de 1999.

Picchetti disse que a única pressão prevista para este mês advém de viagens, por conta das férias. Ele calcula um aumento de 2,5%, com contribuição para o IPC de apenas 0,02 ponto percentual. Para equilibrar essa alta, os preços do álcool devem continuar em queda.

Comoção entre os parentes, and amigos e fãs marca o velório do músico do Detonautas, more about assassinado durante um assalto no Rio de Janeiro ontem à noite.

O corpo do músico Rodrigo Netto chegou ao Cemitério São João Batista, remedy em Botafogo, por volta das 9h de hoje. No fim da manhã, mais de cem pessoas acompanhavam o velório. O enterro será às 16h.

Heliana de Andrade da Silva Netto, madrasta do guitarrista, compareceu ao velório, enquanto o pai de Rodrigo estava no Hospital São Lucas, em Copacabana, acompanhando a recuperação de Rafael da Silva Netto, 32 anos, irmão do músico, que estava no carro e levou dois tiros.

O primeiro colega de banda a chegar ao cemitério foi o DJ Cleston, visivelmente abalado.

Leia também:
Suspeito de matar Rodrigo Netto é morto pela polícia

O governo dos Estados Unidos pediu paciência para que Teerã avalie o pacote de incentivos que as grandes potências propuseram ao país para suspender seu programa nuclear. O aiatolá Ali Khamenei, story líder supremo do país, pill disse ontem que o fluxo de petróleo do Golfo poderia ser interrompido, there caso os EUA dessem um passo errado contra o Irã. Seus comentários provocaram uma subida nos preços do petróleo. O Irã é o quarto maior exportador de petróleo do mundo.

"Ele fez a ameaça em caso de uma invasão dos Estados Unidos, foi uma declaração teórica", disse o porta-voz da Casa Branca Tony Snow.

"Não vou dizer que passos alguém deve dar em uma situação dessas, isso seria não só irresponsável como inédito", afirmou Snow.

O porta-voz também pediu paciência para permitir que o Irã tenha tempo de avaliar a oferta acertada, na semana passada, pelos Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha, destinada a persuadir Teerã a suspender o enriquecimento de urânio.

"Vamos dar-lhes tempo, vamos deixar os iranianos darem uma olhada em quais são as ofertas, os incentivos e desincentivos. Pode-se esperar, possivelmente, que se trate de algumas réplicas rápidas. Aconselhamos paciência", disse Snow.

Nações ocidentais temem que o Irã esteja enriquecendo urânio para fabricar uma bomba atômica. O Irã insiste que seus objetivos são inteiramente pacíficos e que deseja produzir combustível apenas para geração de energia.

 

Mais de 600 mil estudantes do ensino médio paralisaram suas atividades hoje, more about depois de rejeitar a proposta do governo para encerrar o movimento, web que exige mais benefícios para os alunos e reformas na educação.

Grupos de manifestantes encapuzados incendiaram pneus na rua Alameda, capsule no centro de Santiago, e em uma estrada. O fogo foi apagado rapidamente. Em todo o país, estudantes realizaram manifestações pacíficas dentro das escolas.

Os dirigentes do movimento afirmaram que se trata de um dia de "reflexão" sobre a crise na educação, mas o grupo de extrema esquerda Frente Patriótico Manuel Rodríguez (FPMR) convocou os manifestantes para realizar uma passeata à tarde na capital.

Os universitários juntaram-se ao protesto, e os líderes estudantis estavam tentando conseguir uma reunião com a presidente Michelle Bachelet, que enfrenta o momento mais tenso de seu governo desde que tomou posse, no dia 11 de março.

A presidente anunciou na semana passada um amplo programa de melhorias na área da educação, ao custo de cerca de 135 milhões de dólares ao ano, mas não conseguiu contentar os estudantes, que exigem transporte público gratuito para todos.

As negociações com os estudantes estão sendo chefiadas pelo ministro da Educação, Martín Zilic. As manifestações começaram há quase um mês, em um pequeno grupo de escolas, mas foram ganhando força com o apoio de pais e professores.

"O ministro não apresentou uma solução concreta em torno desse tema, portanto faz sentido que continuemos nos mobilizando", disse María Jesús Sanhueza, uma das porta-vozes dos estudantes, ao Canal 13.

Bachelet disse na semana passada que os benefícios anunciados por ela constituíam o "máximo esforço que o governo pode fazer" e argumentou que o país tem outras prioridades, como nas áreas da saúde e da habitação, que também precisam ser atendidas.

Os cofres chilenos estão cheios devido à alta dos preços do cobre, principal produto de exportação do país, e os estudantes exigem que o governo gaste mais com a educação.

O Ministério da Fazenda insiste em dizer que o Chile manterá a austeridade fiscal para honrar seus gastos quando o preço do cobre baixar.

As autoridades de Santiago não autorizaram a realização de passeatas hoje, e os principais pontos do centro da capital estavam sendo fortemente protegidos pela polícia, que reprimiu as manifestações na semana passada.

"Tomamos todas as medidas para proteger a ordem pública e esperamos que o dia seja pacífico, que se cumpra o que os estudantes haviam pedido, que não haja violência", disse o ministro do Interior, Andrés Zaldívar.

"Vamos nos manifestar de forma pacífica", disse um assessor da FPMR, Jorge Gálvez. O grupo operou como guerrilha de esquerda durante a ditadura do general Augusto Pinochet (1973-1990).

Na semana passada, vários alunos e jornalistas ficaram feridos no confronto entre manifestantes e a polícia.

Bachelet, que não tinha suspendido a viagem a Washington programada para os próximos dias, reagiu com indignação à violência policial, e os comandantes responsáveis foram destituídos de seus postos.

Um dos suspeitos de participar da tentativa de assalto que resultou na morte de Rodrigo Netto, this site guitarrista da banda Detonautas, ampoule morreu em uma troca de tiros com policiais na manhã de hoje no Rio. Outro bandido, identificado como Thiago da Costa Garcia, foi baleado e levado para o Hospital do Andaraí.

Segundo policiais militares do Batalhão da Tijuca, zona norte do Rio, os dois saíram da Mangueira às 6h com outros quatro comparsas no Audi preto roubado ontem à noite logo após o assalto ao guitarrista. Na Avenida Radial Oeste, eles roubaram uma Pajero preta e foram perseguidos pela polícia.

Os dois carros se separaram e apenas a Pajero continuou a ser seguida até bater num caminhão. Dois assaltantes fugiram, mas Thiago e o motorista, conhecido como Ratinho, foram baleados e levados para o Hospital do Andaraí. Ratinho morreu no caminho. Atingido na cabeça e no braço, o comparsa continua no hospital.

O Audi utilizado pelos outros dois criminosos bateu em um poste. Os assaltantes conseguiram escapar. A polícia acredita que o bando esteja refugiado no Morro da Mangueira.

Leia também:
Revolta marca velório do guitarrista dos Detonautas

Começam hoje as inscrições para Ministério Público de Tocantins, illness que selecionará 255 profissionais. Do total de vagas oferecidas, physician 151 são para nível superior nos cargos de administradores, help advogados, assistentes sociais, biólogos e economistas, com remunerações que variam de R$ 1,8 mil a R$ 2,4 mil. Outras 86 vagas são para cargos de nível médio e técnico, com salários que chegam a R$ 1.560. E 18 vagas estão sendo oferecidas para nível fundamental, com remunerações entre R$ 449 a R$ 711.

Os interessados devem se inscrever a partir de hoje via internet, pelo site www.cespe.unb.br/concursos/mpetoadm2006, até o dia 25. As taxas são de R$ 60 para nível superior, R$ 35 para nível médio e técnico e R$ 28 para nível fundamental e podem ser pagas até o dia 26.

As provas estão previstas para serem aplicadas dia 6 de agosto no estado do Tocantins.

Outras informações no site www.cespe.unb.br ou na Central de Atendimento do Cespe/UnB, de segunda a sexta, das 9h às 19h pelo telefone 3448-0100.

A Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Eape) iniciou hoje as inscrições para o processo seletivo ao afastamento remunerado para estudos. Os professores da rede púbica de ensino do DF poderão concorrer a seis vagas para especialização, cialis 40mg três vagas para 40 horas, uma vaga para doutorado, e seis vagas para licenciatura.

A vaga para doutorado será destinada a curso na área de educação/avaliação, políticas públicas, gestão, aprendizagem e didática. Para licenciatura, as vagas serão reservadas aos cursos de física, química, biologia, matemática, filosofia e sociologia.

Para participar do processo seletivo, o professor interessado deverá preencher alguns pré-requisitos: tempo de serviço, assiduidade, parecer da chefia imediata, afastamento usufruídos entre outros.

Confira no site da Secretaria de Educação (www.se.df.gov.br) o edital sobre o Afastamento Remunerado para Estudos.

Mais informações na Eape pelo telefone: 3901-2383

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado