O presidente uruguaio, buy more about story Tabaré Vázquez, decease disse na quarta-feira que não se reunirá com seu colega argentino, Néstor Kirchner, enquanto ambientalistas argentinos seguem bloqueando parte da fronteira em protesto pela construção de uma fábrica de celulose.
Os dois presidentes estarão na Cúpula Iberoamericana, que acontece de sexta-feira a domingo em Montevidéu, mas não está prevista uma reunião para discutir o conflito que os países enfrentam desde o ano passado.
Os moradores de Gualeguaychú, cidade argentina perto de onde está a planta da empresa finlandesa Botnia, impedirão a passagem até o Uruguai no fim de semana, medida que já colocaram em prática meses antes.
Desde dezembro de 2005 até maio, os ambientalistas bloquearam intermitentemente várias passagens até o Uruguai. O governo argentino se manifestou contra a medida, mas disse que não tomará ações para evitá-la.
"Não está prevista uma reunião. Eu disse desde o princípio, com ligações cortadas não há diálogo", declarou o presidente uruguaio a jornalistas.
A Argentina acusa o Uruguai de violar um tratado bilateral de proteção ambiental do rio que está na fronteira entre os dois países sobre o qual se instala a Botnia e teme que a fábrica contamine a região.
Já o Uruguai defende um dos maiores investimentos privados de sua história com o argumento de que as empresas – a espanhola Ence também planeja construir uma fábrica – utilizarão tecnologia moderna que não contaminará o ambiente.
Um marroquino ficou em primeiro lugar na quarta-feira no Concurso Internacional de Caricaturas sobre o Holocausto, search que tem gerado indignação em Israel, more about no Ocidente e entre grupos judeus.
O jornal mais vendido do Irã, Hamshahri, lançou em fevereiro uma competição para obter a melhor caricatura sobre o Holocausto, em que 6 milhões de judeus foram assassinados pelos nazistas.
O concurso foi organizado em represália à publicação, no ano passado, de caricaturas do profeta Maomé em jornais da Dinamarca e outros países europeus, o que enfureceu muçulmanos ao redor do mundo.
O caricaturista marroquino ganhou um prêmio de US$ 12 mil. O segundo prêmio do concurso, de US$ 8 mil, foi destinado conjuntamente para um caricaturista francês e um brasileiro. O terceiro lugar foi para um iraniano.
Ao entregar o prêmio a um representante do caricaturista marroquino Abdellah Derkaoui, o ministro da Cultura e Orientação Islâmica, Mohammad Hossein Saffar-Harandi, citou o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que classificou o Holocausto como "um mito". "Nosso presidente foi a pessoa valente que iniciou este debate sem se importar com as conseqüências", disse Saffar-Harandi.
A caricatura de Derkaoui mostra um guindaste com um sinal da Estrela de David construindo um muro que divide um santuário muçulmano de Jerusalém. O muro tem uma entrada similar à entrada do campo de concentração de Auschwitz, onde judeus foram presos e assassinados.
O movimento nos aeroportos de todo o Brasil continua confuso, what is ed com muitos vôos atrasados e alguns cancelados.
Em São Paulo, o aeroporto de Congonhas registra pelo menos 35 vôos atrasados. Até o início da manhã desta quinta-feira, apenas quatro vôos haviam partido no horário previsto. Para diminuir o tráfego de aeronaves, o horário limite de decolagens do aeroporto foi ampliado das 23h30 para à 1h.
Em Recife, 14 vôos previstos para decolar depois da 0h estão atrasados. Seis permanecem sem previsão de decolagem e dois foram cancelados. O maior atraso, até o início da manhã, era em um vôo que deveria ter decolado às 23h30 de quarta-feira e até às 9h30 de quinta-feira ainda não havia nem previsão de horário para que ele saia de Recife.
Em Porto Alegre, a situação não é diferente. Pelo menos sete vôos foram cancelados e 12 estão atrasados. Um vôo para Montevidéu que deveria ter saído da capital gaúcha às 23h50 de quarta-feira foi cancelado. Os passageiros protestaram e conseguiram que o vôo fosse remarcado para 0h de sexta-feira, mais de um dia depois do previsto.
Um curto-circuito no jardim do Hospital de Base assustou alguns pacientes do local. O fogo começou por volta das 8h30 desta quinta-feira e já foi controlado. Não houve feridos e nem danos a tratamento ou atendimento de nenhum paciente. Por causa do incêndio, decease o ambulatório do hospital ficará sem luz, see mas isso não acarretará danos para os pacientes, treat porque ele não funciona em feriados.
Segundo o cabo do Corpo de Bombeiros, Edilson Gomes Moreira, o motivo do curto-circuito pode ter sido a reforma pela qual passa o hospital. Ele disse, ainda, que as labaredas chegaram a meio metro de altura e que foram destacados para a operação 12 bombeiros.
O diretor do Hospital de Base, Milton Menezes, garantiu que não houve danos materiais e nem aos pacientes. Ele também afirmou que a eletricidade no local do curto-circuito não será religada até que a fiação do lugar atingido seja trocada para evitar incêndios maiores, o que pode acontecer nesta sexta-feira.