A primeira transmissão do Defesa Civil Alerta será feita neste sábado (10), às 15h, na sala de situação de controle do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília, DF. O envio do alerta terá a presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, do secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius, e da conselheira-substituta da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Cristiana Camarate.
O Defesa Civil Alerta, novo sistema de envio de alertas de desastres da Defesa Civil Nacional, será enviado para 11 municípios brasileiros inicialmente. As cidades selecionadas para o projeto-piloto da nova ferramenta, com duração de 30 dias, estão localizadas nas regiões Sul e Sudeste. São elas: Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).
A nova tecnologia, criada em parceria com a Anatel e com quatro grandes operadoras de telefonia, utiliza a rede de telefonia celular para emitir o alerta com aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do usuário. O alerta também vai funcionar nos celulares em modo silencioso. Com o novo sistema, os residentes em áreas de risco vão receber as mensagens sem a necessidade de qualquer cadastro prévio.
Confira os horários dos testes dos alertas em cada município:
Muçum (RS): 15h
Roca Sales (RS): 15h05
Blumenau (SC): 15h10
Gaspar (SC): 15h15
Morretes (PR): 15:20
União da Vitória (PR): 15h25
São Sebastião (SP): 15h30
Angra dos Reis (RJ): 15h35
Petrópolis (RJ): 15h40
Indianópolis (MG): 15h45
Cachoeiro do Itapemirim (ES): 15h50
Serviço
Início do Defesa Civil Alerta
Data: 10 de agosto (sábado)
Horário: 15h (emissão do primeiro alerta)
Local: Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad)
Endereço: Setor Policial Sul, Área 5, Quadra 3, Bloco K CEP: 70610-200, Brasília, DF