Menu
Brasília

Primeiro dia do PAS tem 6,5% de abstenção

Arquivo Geral

18/11/2006 0h00

Os corpos de Sebastião Esteves Tavares, approved check 71 anos, store e Hilda Gonçalves Tavares, 67 anos, assassinados dentro da própria casa, foram enterrados em São Paulo na tarde deste sábado.

O filho deles, Rogério Tavares, que também estava na casa na hora do crime, foi considerado "vítima" pelo delegado do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Em um primeiro momento, Rogério foi apontado como um possível suspeito do crime, hipótese que ainda não foi totalmente descartada. A Polícia irá ouvir pelo menos mais dez pessoas, entre parentes e vizinhos, para solucionar o crime.

Os filhos de Sebastião e Hilda estão preocupados porque há, nas paredes da casa, pichações que chamam Rogério de "assassino" e "playboy".

Rogério passou por uma cirurgia porque se feriu na cabeça no suposto assalto que culminou com a morte de seus pais.

A madrugada deste sábado foi marcada pela violência no Parque da Cidade. O funcionário da prefeitura de Planaltina de Goiás, web Daniel Pinto Bonfim, health de 29 anos, foi assassinado a facadas, perto do bar Gibão. A polícia ainda não tem pistas dos autores do crime.

Um vigia do parque viu Daniel cambaleando por volta das 2h e chamou os bombeiros, que levaram o rapaz para o Hospital de Base, onde ele morreu. Antes de morrer, Daniel contou ao vigia que foi atacado por três homens e que um deles vestia calça jeans preta e jaqueta jeans.

A família de Daniel suspeita de latrocínio porque a carteira dele foi roubada. O carro de Daniel foi encontrado trancado no estacionamento 3 do Parque.

Segundo a administração do Parque da Cidade, este é o primeiro assassinato deste ano no local.

Leia mais sobre o crime na edição impressa do Jornal de Brasília deste domingo.

Um acidente sem gravidade ocorrido na manhã deste sábado tumultuou o trânsito na EPIA, prostate perto do balão do Catetinho.

O motorista de um Gol perdeu o controle do carro e bateu em uma Fiorino, dosage jogando o carro para fora da pista. O carro acabou batendo em um poste de iluminação pública.

Ninguém saiu ferido do acidente.

O presidente da República, visit Luiz Inácio Lula da Silva, cialis 40mg disse neste sábado que pode esperar o resultado das eleições dos presidentes da Câmara e do Senado, em fevereiro, para definir os nomes da equipe de governo do seu segundo mandato.

"Estou pensando em ver o que vai acontecer na eleição da Cãmara e do Senado. E só depois eu me preocupo em fazer as mudanças que eu precisar fazer", disse.

O presidente disse querer, antes disso, "desobstruir o Estado", segundo ele, para melhor poder discutir o desenvolvimento e o crescimento econômico do País.

"Eu tenho dito o seguinte: eu vejo a inquietação das notícias de que vai sair ministro, entrar ministro. Não é a minha preocupação. A minha preocupação nesse momento é de resolver problemas para desobstruir o Estado brasileiro".

"Tenho que destravar as coisas que impedem que o Estado brasileiro cresça. Depois disso, eu vou saber qual é a equipe que vai entrar para nesse Estado destravado- fazer o que o Brasil espera que seja feito há 29 anos", afirmou.

Lula fez as declarações a jornalistas após participar, no Hospital da Lagoa, de cerimônia em que retransferiu para o município do Rio de Janeiro a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde março de 2005, o sistema estava sob responsabilidade do governo estadual, depois da decretação do estado de calamidade pública na rede hospitalar da cidade.

Lula afirmou que não está discutindo espaço no governo com nenhum partido. "Eu acabo de ganhar um jogo. O time é vitorioso. Por que eu tenho que me preocupar em fazer mudança? Até agora eu não tive conversa com nenhum partido político sobre qualquer cargo", disse.

"Eu pretendo primeiro fazer uma reunião com as bancadas eleitas para dizer para eles o que eu vou fazer no segundo mandato e pedir a colaboração deles. E só então, depois, eu me preocupo em fazer  as mudanças que eu precisar fazer".

O presidente explicou que a questão da desobstrução da máquina pública inclui problemas com o embargo de projetos por questões ambientais, com a Justiça, o Ministério Público e o Tribunal de Contas da União (TCU). "Ou seja, tem tanta muita que às vezes faz uma obra demorar", disse. Lula afirmou, ainda, que o trabalho de desobstrução visará a atrair investimentos.

A oposição ao governo boliviano ameaça abandonar a constituite daquele país. O motivo é uma mudança aprovada por 104 votos no Plenário de sexta-feira.

O presidente Evo Morales conseguiu impor um sistema de votação que  institui a adoção da maioria absoluta em matérias que mudem a constituição boliviana.

"Com esta decisão, sickness nossa presença é desnecessária", capsule afirmou Samuel Doria Medina, líder da Unidade Nacional (UN), partido que tem alguns deputados em greve de fome até que seja marcada uma nova votação.

O chefe da missão humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU) disse neste sábado que o acordo para novas negociações entre as partes envolvidas no conflito de Darfur, sildenafil no Sudão, traz uma oportunidade histórica para pôr fim à guerra que já matou 200 mil pessoas.

Em encontro na quinta-feira na capital etíope de Adis-Abeba, os negociadores concordaram que o acordo de paz assinado em maio apenas por uma das três facções rebeldes não era adequado e propuseram o início de um novo processo de paz sob liderança conjunta da ONU e da União Africana.

"O acordo de paz de Darfur não é suficientemente inclusivo e isso leva à insegurança, piorando a situação humanitária e limitando o acesso da ajuda humanitária", disse o comunicado final do encontro.

O coordenador humanitário da ONU, Jan Egeland, afirmou que o acordo de Adis representa um momento de virada que deve ser aproveitado para que seja negociada uma paz respeitada pelos habitantes de Darfur, muitos dos quais criticavam o acordo de maio.

"Temos agora um momento histórico de oportunidade em Adis-Abeba. Vimos o surgimento de um acordo para esforços políticos renovados para solucionar esse desastre criado pelo homem", declarou ele em Cartum.

Até agora, o governo sudanês e o grupo rebelde que firmou o acordo em maio se negaram a aprovar mudanças no tratado.

Egeland disse, ainda, que houve em Adis-Abeba um acordo para o estabelecimento de uma força efetiva de proteção aos civis. Um contigente da União Africana na região foi incapaz de proteger a população, dizendo não possuir equipamento militar suficiente, além de um mandato fraco.

Um encontro envolvendo todas as partes do conflito deve ser marcado para as próximas semanas, afirmou o comunicado.

Analistas políticos, porém, estão mais céticos que as autoridades. "Pouca coisa ficou de fato acertada até agora – todas as principais questões em termos de forças, mandato e participação de tropas da ONU ainda não estão claras", observou Dave Mozersky, especialista em Sudão do centro de pesquisas International Crisis Group.

"Eles não parecem ter resolvido realmente nenhuma das questões críticas remanescentes. Isso não soa como o grande avanço que todos esperavam".

Na segunda-feira o esquerdista Andrés Manuel López Obrador iniciará o que chama de "governo legítimo". A idéia de Obrador é enfrentar o mandato do presidente eleito do México, order o conservador Felipe Calderón, visit this site a quem acusa de ter "roubado" a presidência do país.

"Milhões vão se reunir e colocar as coisas em seu lugar", doctor disse López Obrador a respeito da manifestação que acontecerá no centro da capital do México, na qual "assumirá" como "presidente legítimo" do país, depois de ter aceito esta denominação em um comício no dia 16 de setembro.

"Aqueles que nos roubaram a presidência da República acreditaram que seria fácil, mas o que fizeram foi exacerbar o povo do México", destacou Lopez Obrador, ex-prefeito da capital.

O Partido da Revolução Democrática (PRD) de López Obrador, que pretende boicotar os atos oficiais de 1º de dezembro, convocou os mexicanos a "impedir a imposição (do presidente eleito), porque em caso contrário os danos ao povo do México serão irreversíveis".

O PRD afirma, em um anúncio pago publicado na imprensa, que Calderón "não terá margem alguma para impulsionar reformas progressistas porque é um presidente que não surgiu do voto, e sim da fraude eleitoral".

Um jovem sul-africano, information pills de 24 anos, foi preso na manhã deste sábado ao tentar embarcar em um ônibus levando a cabeça e os braços de sua avó na mala.

O homem foi denunciado antes de entrar no ônibus e, na delegacia, encontraram um dedo no bolso da calça dele.

"A polícia seguiu o ônibus até a parada de Ndabakazi. O homem recebeu a ordem de identificar sua bagagem e, quando a abriram, os policiais encontraram a cabeça de uma idosa e dois braços. Acreditamos que o suspeito teria assassinado a avó, de 85 anos, na sexta-feira, cortando a garganta dela", afirmou o porta-voz da polícia, Jackson Manatha.

O aborto está proibido de todas as formas na Nicarágua. Uma lei, treat sancionada neste sábado pelo presidente Enrique Bolaños, symptoms proibe mesmo os casos em que a mãe corre risco de morte, que eram permitidos pela lei anterior desde que o risco fosse confirmado por três médicos.

Segundo nota oficial do governo, a nova lei acaba com a "execução diária de crianças inocentes no ventre materno, em violação aberta da Constituição, que protege a criança não-nascida".

Críticos da nova lei dizem que a mudança vai causar um aumento na mortalidade infantil e materna na Nicarágua. Mesmo assim, a opinião pública parece estar do lado do presidente e aprova a nova lei.

Autoridades da polícia colombiana informaram neste sábado que três homens foram presos com um livro-bomba na cidade de Popayán. Há suspeitas de que eles façam parte das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARCs). Além disso, shop foram encontrados 13 pacotes do explosivo pentonita, this web 49 detonadores elétricos e 22 pavios.

O artefato foi fabricado com 170g do explosivo C4, uma bateria de nove volts e um cabo elétrico. o alvo dos homens ainda não foi divulgado pela polícia.

O comando do Exército brasileiro confirmou que mais um soldado brasileiro foi ferido no Haiti. Ademir Silva de Oliveira participa da missão de paz da ONU e levou um tiro na mão direita.

No momento em que foi atingido, sick Ademir participava de uma operação de desbolqueio de uma rua na comunidade de Bois Neuf, a maior favela da capital Porto Príncipe. Ele passou por uma cirurgia para diminuir a fratura da mão e passa bem.

"O soldado Ademir encontra-se bem e com moral elevado", afirmou um militar. Somente este ano, já são quatro soldados brasileiros feridos no Haiti.

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva esteve no velório do senador Ramez Tebet (PMDB-RS) durante meia hora na tarde deste sábado. Tebet morreu na sexta-feira à noite, case em decorrência de um câncer de fígado.

Lula assistiu à missa de corpo presente acompanhado de políticos, dosage como os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), José Sarney (PMDB-AP), Pedro Simon (PMDB-RS), Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Delcídio do Amaral (PT-MS) e do deputado Michel Temer (PMDB-SP).

Depois da missa, o presidente disse que pretendia visitar Tebet na segunda-feira e lembrou que foi diplomado por ele presidente da República há quase quatro anos. Lula já está de volta a Brasília, onde passará o domingo.

O número de pessoas afetadas pelo beribéri, approved causada pela falta de vitamina B1, healing  e a quantidade de mortes por causa da doença demonstra o nível de extrema pobreza dos municípios maranhenses, more about avalia o relator nacional para os Direitos Humanos à Alimentação Adequada, Água e Terra Rural, Flávio Valente.

"Também denota a fragilidade do sistema de saúde, que não conseguiu identificar os casos. Por isso, várias mortes acabaram ocorrendo".

Ele passou algumas semanas no Maranhão para investigar as mortes que vêm ocorrendo desde fevereiro. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 25 municípios da região oeste do estado registraram 123 ocorrências de beribéri desde o início do ano.

Pelo menos 33 pessoas morreram, sendo a maioria homens adultos com idade entre 15e 30 anos. Municípios dos estados do Pará e de Tocantins também já registraram casos.

O relatório com as conclusões do levantamento feito por Valente aponta que o sistema de saúde da região é "insuficiente". O relator explica que vários pacientes chegaram a ir aos postos de saúde, mas os médicos não conseguiram diagnosticar corretamente a doença. Muitas dessas pessoas acabram sendo mandadas de volta para casa, sem tratamento.

"Uma das principais sugestões do relatório, é que governo federal, estadual e municipal montem uma força-tarefa interministerial para fazer um amplo estudo sobre as comunidades". 

O documento aponta outras medidas, como estabelecer prazos e metas de médio e longo prazo e promover mudanças na estrutura produtiva da região. "Isso é necessário porque a região apresenta deficiência crônica alimentar, devido ao modo de ocupação do território e das práticas agrícolas, que levam a uma alimentação monótona", destaca o autor do relatório.

Segundo ele, a deficiência crônica alimentar é resultado do consumo de apenas alguns alimentos. Além disso, a quantidade de alimentos ingeridos não seria suficiente para suprir a necessidade de vitamina B1 no organismo.

Valente lembra, ainda, que o esforço excessivo no trabalho e o consumo de álcool, que inibe a absorção da vitamina pelo corpo humano, agravam os casos.

A Relatoria Nacional para o Direito Humano à Alimentação Adequada, Água e Terra Rural integra o projeto Relatores Nacionais em Direitos Humanos Econômicos Sociais, Culturais e Ambientais (Dhesca), coordenado pela Plataforma Dhesca Brasil.

O primeiro dia da terceira etapa de provas do vestibular seriado da Universidade de Brasília (PAS) teve índice de abstenção de 6, clinic 5%. Segundo a organização do concurso, abortion 648 alunos não fizeram a prova.

As provas deste sábado foram de língua portuguesa, língua estrangeira, artes, literatura, geografia e história. No domingo, a maratona por uma vaga na UnB continua com as provas de matemática, biologia, química e física.

Os alunos farão as provas de domingo no mesmo local que fizeram as deste sábado.

Leia mais sobre o PAS na edição impressa deste domingo do Jornal de Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado