Menu
Brasília

Presidente da OAB-DF consegue reeleição

Arquivo Geral

20/11/2006 0h00

O dólar encerrou o dia estável, medications health com menos de 5% do volume médio diário de negócios, medications de acordo com operadores. O dia foi quase nulo por conta do feriado pelo Dia da Consciência Negra, que manteve fechadas as principais praças financeiras do País, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Além disso, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e a Bolsa de Mercadorias&Futuros (BM&F) não operaram, o que contribuiu para a falta de referência e a fraqueza dos negócios no mercado de câmbio.

Segundo operadores, em cerca de US$ 100 milhões em operações, a dólar encerrou cotado a R$ 2,160.

 

O próximo ano será crucial para saber se a inércia política terá ou não efeitos catastróficos sobre a luta contra o aquecimento global, salve afirmou hoje o ministro britânico do Meio Ambiente, approved David Miliband.

Recém-chegado das negociações inconclusivas realizadas em Nairóbi sobre como dar prosseguimento ao Protocolo de Kyoto – o acordo que prevê cortes na emissão de gases do efeito estufa e que deixa de vigorar em 2012 –, Miliband afirmou que a determinação dos políticos es tava muito aquém dos dados científicos.

"A política avança de forma mais lenta do que a ciência ou a economia. Temos de investir mais energia na política", disse o ministro, durante a conferência anual do Ministério do Meio Ambiente. "O próximo ano será um ano absolutamente fundamental."

Segundo Miliband, serão fatores determinantes em 2007 as posturas da Alemanha na presidência da União Européia e do Grupo dos Oito (G-8), do novo Congresso dos EUA e do novo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

"Se houver um vácuo depois de 2012, o mercado de carbono entrará em colapso. A fim de evitar isso, será preciso iniciar negociações dentro de um ano", afirmou.

O encontro de Nairóbi acertou que as negociações para levar adiante e ampliar Kyoto deveriam acontecer em 2008, mas alguns delegados criticaram a falta de uma ação firme para combater o aquecimento da Terra.

Os cientistas prevêem que, na falta de medidas drásticas para limitar a emissão de gases do efeito estufa, as temperaturas do planeta vão subir entre 2ºC e 6ºC até o fim do século.

Os EUA, que se retiraram de Kyoto em 2001, argumentam que as medidas impostas pelo acordo prejudicariam sua economia.

Um relatório divulgado no mês passado por Nicholas Stern, ex-economista-chefe do Banco Mundial, afirmou que as ações de combate às alterações climáticas teriam um custo equivalente a cerca de 1% da produção econômica mundial. Já a demora em agir poderia custar algo semelhante a 20% da produção mundial.

Alex Bowen, o conselheiro do grupo de Stern para a área econômica, afirmou no encontro que a manutenção dos níveis atuais de expansão faria com que a temperatura média da Terra subisse ao menos 5ºC até 2100, provocando várias catástrofes climáticas, econômicas e sociais.

O fenômeno significaria um aumento no número de enchentes, o agravamento do problema da falta de alimentos e a extinção de várias espécies de seres vivos.

"Uma ação coletiva e internacional é necessária. Precisamos chegar a um acordo sobre o futuro do mundo", afirmou.

Dieter Helm, da Universidade Oxford e chefe de um painel acadêmico que aconselha o ministério de Miliband, disse acreditar que o relatório de Stern havia subestimado a dimensão do problema.

"Estamos diante de um desafio gigantesco. As chances de sustentarmos a economia mundial com base nos níveis atuais de crescimento abastecido pelo consumo e com base no crescimento populacional são muito diminutas", afirmou.

 

Picadores de gelo, clinic guarda-chuvas que servem como sarabatanas, price chá com veneno: com métodos como esses, a espionagem russa é sempre a principal suspeita em tentativas bizarras de assassinato.

Desta vez, um espião russo desertor está entre a vida e a morte em um hospital de Londres depois de consumir sushi ou chá com veneno durante um almoço com um contato que lhe deu informações sobre o assassinato de um jornalista que fazia críticas ao Kremlin.

A polícia britânica pretende investigar o envenenamento do agente exilado Alexander Litvinenko, e os serviços russos de espionagem estão novamente sob suspeita.

"A KGB (agência soviética de espionagem) matava no exterior, e sua gente ainda habita a cúpula da atual rede de espionagem da Rússia", disse Mark Galeotti, especialista nos serviços russos de segurança, da Universidade Keele, da Grã-Bretanha.

Os chefes de segurança da Rússia negam que seus agentes tenham tentado matar Litvinenko, pois dizem não haver mais a necessidade de liquidar ex-espiões e críticos do país no exterior.

Em 1978, o dissidente búlgaro Gerogi Markov foi atingido na coxa pela ponta de um guarda-chuva, num ponto de ônibus em Londres. Três dias depois, Markov morreu, vítima de um dardo envenenado injetado pelo guarda-chuva.

Ninguém jamais foi punido pelo crime, mas sempre se considerou que o homicídio foi obra do serviço secreto da Bulgária – que na época era um satélite da União Soviética – com ajuda da KGB.

Menos misteriosa é a morte de Leon Trotsky, rival do então líder soviético, Josef Stalin, ocorrida em 1940 no escritório da casa dele, na Cidade do México. Um agente a serviço de Moscou esmagou o crânio de Trotsky com um picador de gelo.

Segundo Galeotti, o serviço secreto russo se recuperou moral e financeiramente dos problemas decorrentes do fim do comunismo, na década de 1990, e voltou a ser muito atuante no exterior.

"Mas não está claro o que eles ganhariam (com o envenenamento), a não ser que valorizem demonstrar que mesmo um ex-agente no exílio não está a salvo", afirmou.

Na Ucrânia, o presidente Viktor Yushchenko teve o rosto desfigurado por uma suposta intoxicação por dioxina, depois de um jantar com chefes dos serviços de segurança, durante a campanha eleitoral de 2004, contra um candidato apoiado pela Rússia.

Alexei Mukhin, diretor-geral do Centro de Informação Política, de Moscou, disse que o Kremlin não teria motivos para assassinar ex-espiões. "A posição (do presidente Vladimir) Putin é forte o bastante, e ele não precisa resolver os problemas dessa forma", afirmou.

O Serviço de Inteligência Externa da Rússia também garante não assassinar pessoas. "Desde 1959, quando o nacionalista ucraniano Bandera foi eliminado, o serviço de inteligência soviético e o sucessor do Primeiro Diretório da KGB, o Serviço de Inteligência Externa, não realizam trabalhos para liquidar fisicamente pessoas desagradáveis à Rússia", disse Sergei Ivanov, porta-voz da agência, a uma rádio moscovita.

Stepan Bandera foi encontrado sangrando e agonizando na porta de sua casa, em Munique. Ele morreu em consequência do ataque, e um agente soviético foi detido por envenená-lo.

 

As negociações para a formação de um novo governo palestino de unidade nacional foram novamente suspensas hoje, tadalafil devido a desavenças quanto à distribuição de ministérios, disseram autoridades palestinas.

O presidente Mahmoud Abbas, do Fatah, facção moderada do líder histórico Yasser Arafat, abandonou as conversas em Gaza depois que o premiê Ismail Haniyeh, que pertence ao grupo radical islâmico Hamas, disse querer para seu grupo as pastas das Finanças e do Interior.

O Fatah quer que "especialistas" independentes assumam esses ministérios. "As negociações estão suspensas", disse Nabil Amr, assessor de imprensa de Abbas, a repórteres em Ramallah, na Cisjordânia.

"O único progresso que se obteve nas mil horas de diálogo foi o acordo quanto ao primeiro-ministro", disse ele, confirmando que o nome indicado é o de Mohammad Shbair, ex-reitor da Universidade Islâmica, em Gaza.

Tentando evitar a impressão de que há uma crise, líderes do Hamas evitaram usar o termo "suspensas" e só admitiram que havia entraves graves.

"As negociações continuam e elas já avançaram bastante", disse Fawzi Barhoum, porta-voz do Hamas.

Segundo um negociador do Fatah, não há mais conversas marcadas enquanto "alguns pontos não forem esclarecidos".

As tentativas de formar o governo de coalizão que amenize as sanções impostas pelo Ocidente já duram meses, sem muito sucesso. Os Estados Unidos e a União Européia cortaram a ajuda financeira direta à Autoridade Palestina em março, quando o Hamas assumiu o poder, por meio de eleições.

O Hamas, que trabalha abertamente pela destruição de Israel, é considerado uma organização terroristas por EUA e UE.

A esperança é que um governo de unidade, com "tecnocratas" e integrantes do Fatah, abram caminho para a suspensão das sanções.

Rudwan al-Akhras, porta-voz do bloco parlamentar do Fatah, disse que, embora as negociações estejam mesmo suspensas, a medida é temporária e que ainda há alguns contatos.

Há informações de que Abbas nomeou representantes para negociar por ele enquanto vai à Arábia Saudita.

Nem mesmo os próprios palestinos têm grande expectativa de que o governo de unidade saia e atinja seu objetivo. Os EUA já deixaram claro que só vão retirar as restrições se o novo governo reconhecer Israel, renunciar a violência e cumprir todos os acordos já existentes com Israel.

 

Os preços do petróleo no mercado internacional recuaram nesta segunda-feira devido aos amplos estoques em países consumidores e dúvidas sobre a disciplina da Opep no corte dos níveis de produção da commodity.

O contrato do barril do petróleo nos Estados Unidos para entrega em janeiro fechou o dia em queda de 0, health 17 dólar, cialis 40mg a 58, information pills 80 dólares. Na mínima da sessão, chegou a 57,97 dólares. O petróleo do tipo Brent negociado em Londres caiu 0,01 dólar, para 58,98 dólares.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) concordou em outubro em reduzir a produção dos países que integram o cartel em 1,2 milhão de barris por dia para conter a queda de 25 por cento nos preços da commodity desde julho. Mas os estoques ainda estão elevados e há poucas evidências de que a Opep está considerando novos cortes na produção.

Funcionários grosseiros da imigração e longos atrasos no processamento de vistos colocaram os Estados Unidos como o país mais adverso a visitantes estrangeiros, visit this mostrou uma pesquisa mundial publicada nesta segunda-feira.

Segundo a sondagem, clinic os Estados Unidos foram classificados como “o pior” destino em termos de vistos e procedimentos de imigração, this num percentual duas vezes maior que os destinos que vêm em seguida: Oriente Médio e subcontinente asiático. A pesquisa, que consultou 2.011 viajantes internacionais de 16 diferentes países, foi conduzida pela RT Strategies para a Discover America Partnership, grupo lançado em setembro para promover viagens aos EUA e melhorar a imagem do país no exterior.

Mais da metade dos entrevistados afirmou que os funcionários da imigração são grosseiros e dois terços deles disseram ter sentido medo de serem detidos na chegada aos Estados Unidos por um simples problema na papelada ou por dizer algo errado a uma autoridade de imigração.

“O processo de entrada criou um clima de medo e frustração que está afastando os visitantes”, disse Geoff Freeman, responsável pela sondagem. “A pesquisa mostra que há mais medo dos nossos funcionários da imigração do que de terrorismo ou crime”, completou.

Foi divulgado agora há pouco o resultado da eleição para a presidência da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF). A atual presidente, troche Estefânia Viveiros, viagra da chapa Unidos pela Ordem, foi reeleita com 5.738 votos – o equivalente a 57% do total. A chapa de oposição A Ordem é Mudar, encabeçada por Emens Pereira, obteve 3.791 votos (39%).

"Anunciado o resultado, não existem mais partidos nem cores. Vamos, agora, lutar pelos advogados", afirmou Estefânia Viveiros, que ficará mais três anos à frente da OAB-DF. "Para a próxima gestão, temos 35 propostas e queremos concluir todas", acrescentou. Entre as propostas, estão a construção de novas sedes para subseções de Ceilândia e Planaltina, ampliação da Comissão de Prerrogativas da OAB, estendendo-a para os tribunais administrativos, criação de estrutura de encaminhamento e orientação para inserir novos advogados no mercado de trabalho, entre outras.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado