Uma operação da Polícia Civil resultou na prisão de seis homens por roubos e furtos de veículos luxuosos na última sexta-feira (12). Após quatro meses de investigação, a polícia conseguiu chegar aos suspeitos. Ao todo, oito homens fazem parte da quadrilha; dois deles ainda estão foragidos.
Segundo o delegado da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), Marco Aurélio Vergílio de Souza, a polícia iniciou a investigação em novembro do ano passado. “Conseguimos identificar que se tratava de uma quandrilha especializada devido ao grande número de ocorrências por roubo”, afirma Vergílio.
O criminosos agiam nas cidades de Taguatinga, Ceilândia e Samambaia. Segundo investigações, os criminosos tinham preferência por roubar veículos caros, das marcas Toyota, Hyundai e Citröen. Ainda após apuração, os agentes averiguaram que todos os suspeitos moravam em Samambaia.
Com os presos, foram encontradas dezenas de munições, três pistolas, quatro rádios, 25 celulares, um silenciador, duas facas e dois tabletes de maconha. Eles foram autuados e presos em suas próprias residências. De acordo com o delegado, cinco dos que foram presos possuem passagens pela polícia por roubos e furtos. Apenas um deles, Gabriel Aguiar de Sousa, 32, não havia sido autuado.
Após expedição do mandato de prisão, a polícia verificou que dois deles, Paulo Henrique Santana de 19 anos e Renée Alves Barbosa de 21 anos, já estavam presos na Papuda desde abril deste ano. Outros dois integrantes, Iago Nunes Alencar, 20 anos,e Abraão Estevão Aguiar da Silva, 21 anos, ainda estão foragidos.
Ação criminosa
O delegado Marco Aurélio afirma que a quadrilha tinha um alto grau de periculosidade. “Devido à grande quantidade de munições e armas, os integrantes sabiam o que estavam fazendo e agiam de forma violenta”, completa.
O grupo agia de maneira articulada pelas cidades do DF e tinha preferência por assaltar em estacionamentos públicos. “Eles atuavam nos horários da manhã, tarde e noite. Sempre abordavam à mão armada e ameaçavam as vítimas, que estavam paradas no veículo ou tinham acabado de estacionar”, afirma o delegado.
Os veículos subtraídos eram levados para uma comercialização ilícita de veículos por todo o DF. A quadrilha entregava os veículos adulterados e trocavam por dinheiro e principalmente por drogas.
Pena
A quadrilha foi encaminhada para o Departamento de Polícia Especializada (DPE), onde estão detidos. Os homens cumprem mantado de prisão preventiva e responderão por receptação de veículos, roubo e furto e porte ilegal de armas de fogo de calibre de uso restrito. Se condenados, poderão pegar de 10 a 20 anos de prisão.