O Rei do Futebol confessa que não tem acompanhado de perto, mas o que tem escutado sobre a preparação do Brasil para os Jogos Pan-americanos do Rio tem deixado Pelé preocupado. “Se não sair uma boa organização, um bom campeonato, é ruim para nós, brasileiros”, afirmou o ex-jogador, nesta quarta-feira,
“Tenho tido conhecimento pela imprensa. Não falei com Nuzman (Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro) nem com ninguém, mas isso preocupa a gente quando o Brasil se apresenta como candidato à Copa”. O país é o único representante das Américas que apresentou candidatura à Copa do Mundo de 2014.
Atrasos e problemas nas obras do Pan são os principais motivos das preocupações do Rei. “Infelizmente, a possibilidade de estádios não ficarem prontos é muito grande”, afirmou. O Brasil está construindo um novo estádio para o Pan, o João Havelange, mais conhecido como Engenhão. A obra está prevista para ser entregue no fim de maio.
O ginásio do Maracanãzinho é outra instalação que tem preocupado bastante a organização do evento. Localizado dentro do complexo do Maracanã, precisou ser praticamente todo reformado e está com o calendário totalmente atrasado em relação às projeções iniciais.
Como se isso não fosse suficiente, o Comitê Organizador (CO-Rio) também enfrenta dificuldades para a liberação em outras duas instalações: o estádio de remo e a Marina da Glória. As duas tiveram suas obras interditadas a pedido do Instituto Nacional de Patrimônio Histórico (Iphan). “É um cartão de visitas ruim”, sintetiza Pelé.
Apesar das preocupações quanto à organização do evento, o ex-jogador garante ter boas expectativas quanto aos resultados dos atletas nacionais no torneio. “Eu confio muito no Brasil em tudo que disputa. Apesar dos problemas de má-administração, Deus nos ajuda muito e tenho certeza que (os atletas) vão nos dar muitas alegrias”, afirmou após um rápido encontro com várias atletas classificadas para os Jogos do Rio.
O encontro aconteceu durante a apresentação da nova campanha publicitária da Bom Bril da qual Pelé participa. Patrocinadas pela empresa, a seleção brasileira feminina de ginástica, as lutadoras Aline Silva e Natália Falavigna, a jogadora de futebol Juliana e a velocista paraolímpica Adria Santos estiveram no evento.