Menu
Brasília

Prefeitura divulga esquema de trânsito e transporte

Arquivo Geral

22/06/2007 0h00

A Secretaria Municipal de Transporte do Rio (SMTR) publicou no Diário Oficial desta sexta-feira o esquema operacional de trânsito e transportes para o período dos Jogos Pan-americanos, em julho. O equema prevê interdições e desvios para facilitar o deslocamento de atletas e do público. O esquema será supervisionado por equipes da Secretaria e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) 24 horas por dia. A SMTR e a CET utilizarão 70 veículos, 30 e 40, respectivamente, na organização dos serviços.

Como não há estacionamento em todos os locais de competição, a prioridade é convencer o público a utilizar transporte coletivo, aumentando a oferta destes e de estacionamentos periféricos. As opções de transporte público são as linhas 1 e 2 do metrô, os ramais do trem de Deodoro e Santa Cruz, as linhas de ônibus semi-expressas de integração (Siqueira Campos (metrô) – Barra, Del Castilho (metrô) – Barra e Del Castilho (metrô) – João Havelange), além das linhas de ônibus circulares Barra A, Barra B e Vila Militar.

Durante o período dos Jogos haverá sinalização provisória, além de faixas de orientação e advertência com opções de deslocamento. A Secretaria adotará um circuito de passagem da família Pan-americana, identificado como Arco Parcial, pelo qual só poderão circular veículos credenciados e transporte coletivo. A exceção será a avenida Brasil, por onde os taxis também poderão transitar.

Não haverá estacionamento nos locais de competição e seu enterno, com exceção da Vila Militar, que terá integração com a linha circular até as quatro instalações locais. Para acesso ao Estádio João Havelange (Engenhão), poderão ser utilizados os estacionamentos dos shoppings da região e da Barra. A partir destes o trajeto será complementado com linhas semi-expressas ou próprias dos shoppings.

A Polícia Militar será encarregada de fazer os bloqueios de trânsito necessários, mas os moradores locais têm acesso garantido, desde que comprovem a residência. Nâo será permitido estacionar nas áreas interditadas.

A Secretaria irá implantar um esquema especial de circulação na região do Maracanã para as cerimônias de abertura (13) e encerramento (29) dos Jogos. No Engenhão, as operações de bloqueio terão início 4 horas antes do início do evento.

Também haverá esquemas especiais na praia do Leme, do dia 22 a 29; em Copacabana, nos dias 14 e 15, na Lagoa, nos dias 14 a 19 e 25 a 28. No Parque do Flamengo, Riocentro, Cidade do Rock e Morro do Outeiro, de 8 a 30, haverá interdições a partir das 6 horas e até duas horas após o término dos eventos. O esquema será o mesmo para o Clube Marapendi e o Centro de Futebol do Zico.

No Complexo Deodoro, as vias serão operadas nos moldes do período dos Jogos a partir do dia 8. No Miécimo da Silva haverá interdição na estrada da Cambota, entre a Rua Flora e a rua Olinda Ellis.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado