Entre os dias 29 de março e 1º de abril, o Rio Grande do Sul recebe os melhores esgrimistas do Brasil para o Torneio Nacional Cidade de Porto Alegre, que serve como pré-seletiva para os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. Serão cerca de 200 atletas combatendo por vagas na seletiva final, que acontece apenas em maio e premia os oito primeiros colocados do ranking nacional de cada categoria.
A estrutura será toda montada no Grêmio Náutico União, que recebe da própria Confederação Brasileira de Esgrima o mesmo equipamento que será utilizado no Pan. No total, são seis aparelhos e 12 enroladeiras de chão, além de seis pistas – tudo importado da Alemanha.
Uma das principais disputas da competição deve ficar para a categoria florete masculino, onde o ex-líder do ranking nacional João Souza tenta recuperar a posição, hoje ocupada por Heitor Shimbo. João vem de competições na Europa que o tiraram de circulação dos eventos nacionais, mas pode já retomar a liderança no Brasil com uma combinação de resultados em Porto Alegre.
Depois do torneio na capital gaúcha, a última oportunidade dos esgrimistas para tentar vaga no Pan acontece no Rio de Janeiro, em competição semelhante. Confira a programação do evento:
29 de março
Florete (masculino) e espada (feminino)
30 de março
Espada (masculino) e sabre (feminino)
31 de março
Sabre (masculino) e florete (feminino)
1º de abril
Espada por equipe