Menu
Brasília

Prazo para contribuição ao PDTU é estendido para o dia 10 de outubro

População pode contribuir com ideias para tornar a mobilidade urbana mais segura, acessível e sustentável

Redação Jornal de Brasília

01/10/2025 16h04

Foto: Divulgação/Semob-DF

Foto: Divulgação/Semob-DF

A população do Distrito Federal pode apresentar propostas para a elaboração do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) até o dia 10 de outubro. As sugestões devem ser enviadas à Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) por meio do hotsite do PDTU.

O prazo, que se encerraria em 30 de setembro, foi ampliado para permitir que mais contribuições sejam enviadas, garantindo a efetividade da participação popular. Até o momento, já foram recebidas mais de 880 colaborações.

Com base em um diagnóstico do sistema de mobilidade, nas contribuições da população e em reuniões técnicas com órgãos competentes, a Semob-DF está construindo as propostas para o PDTU. As ideias iniciais foram apresentadas durante oficinas participativas, realizadas de 18 de agosto a 4 de setembro, e agora estão disponíveis online, permitindo que a população conheça as propostas e continue a aprimorá-las.

No site do PDTU, é possível visualizar as propostas em um mapa interativo e deixar opiniões no formulário online, contribuindo para uma mobilidade mais segura, acessível e sustentável em todo o DF.

Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, o objetivo é elaborar um plano sólido, moderno e alinhado às demandas de quem utiliza diariamente o transporte público e outros modos de deslocamento. “A ampliação do prazo garante que mais pessoas possam contribuir com suas experiências e ideias. A participação da população é essencial para que o planejamento da mobilidade reflita as reais necessidades do Distrito Federal”, destacou.

Com informações da Semob-DF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado