Os jovens que completam 18 anos em 2012 têm até a próxima quinta-feira (31) para se alistarem no Serviço Militar Obrigatório. O alistamento começou em 1º de janeiro e, neste ano, a data final tradicional (30/04) foi alterada para possibilitar melhoria no atendimento. Quem ainda não se inscreveu deve se dirigir à Junta do Serviço Militar (JSM) mais próxima da residência.
No ato do recrutamento é necessária a apresentação da certidão de nascimento ou carteira de identidade, comprovante de residência e duas fotos 3×4. As juntas são ligadas às prefeituras municipais e funcionam de acordo com o horário do expediente de cada município.
Em 2011, dos 1,669 milhões de jovens inscritos, mais de 80 mil prestaram o serviço. No ato do alistamento, o cidadão recebe um certificado onde consta no verso a data de apresentação na junta para que o jovem tome conhecimento se foi incluído na seleção geral ou dispensado.
Serviço Militar
Coordenado pelo Ministério da Defesa junto aos Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, o Serviço Militar é dividido em quatro fases distintas e sucessivas: convocação, seleção, designação e incorporação ou matrícula.
Os selecionados atuarão no exercício de atividades em órgãos de uma das três Forças. No período em que frequenta o quartel, o recruta passa por uma formação militar básica e depois se especializa em determinada área. Pode atuar, por exemplo, no setor de armamentos, onde aprende a manusear e a fazer a manutenção e montagem de equipamentos bélicos; ou na área de logística, setor responsável pela compra e armazenamento de suprimentos.
O brasileiro que não se alistar fica impossibilitado de participar de concurso público, não poderá tirar passaporte e nem se matricular em universidades.
Uma das prioridades definidas na Estratégia Nacional de Defesa (END) é a valorização da profissão militar para estimular o recrutamento dos quadros das Forças e obter maior identificação com a sociedade brasileira.