Os turistas que vierem a Brasília durante a Copa do Mundo, que começa no próximo dia 12 de junho, poderão desfrutar de todo potencial da cidade. Atrações como o Templo da Boa Vontade, Planetário, Congresso Nacional, Catetinho, Memorial dos Povos Indígenas, Museu e Biblioteca Nacional funcionarão em horário especial. A ideia é promover a imagem de Brasília para o mundo.
Para possibilitar essa ampliação e fortalecer o turismo em Brasília, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal realiza, desde 2011, realiza diálogos com o grupo de Visitação Institucional Integrada de Brasília (VIIBRA) e representantes dos atrativos que conquistam turistas do mundo todo.
No último mês, o Viibra lançou site institucional dos atrativos que integram o esforço conjunto para desenvolver o turismo em Brasília. “Quando falamos em Turismo, precisamos pensar quem questões como qualificação, segurança, unificação de informações e, mais do que isso, vontade de receber bem os visitantes. Essa é a proposta do VIIBRA e foi com o intuito de incentivar essa ideia que a Secretaria de Turismo se colocou como parceira desde o início”, disse o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves.
Cidade-sede
Brasília será palco de sete partidas da Copa do Mundo FIFA 2014, número máximo de jogos autorizado pela entidade de futebol. O Estádio Nacional Mané Garrincha faz sua estreia no campeonato com a partida Suíça e Equador. Seguidos de Colômbia x Costa do Marfim (19 de junho), Brasil x Camarões (23 de junho) e Portugal x Gana( 26 de junho). Também haverá uma partida pelas oitavas de final, uma pelas quarta e a decisão do terceiro lugar.
Cerca de 490 mil turistas estarão pela Capital Federal e podem visitar vários pontos turísticos da cidade. Patrimônio Cultural da Humanidade, Brasília é sede de sete jogos da Copa do Mundo FIFA 2014, de 12 de junho a 13 de julho.
A capital está entre os destinos mais procurados pelo visitante estrangeiro, de acordo com dados compilados pelo Ministério do Turismo. Os visitantes (nacionais e estrangeiros) que virão para o DF, no período da competição e deverão deixar R$887 milhões, o valor corresponde à permanência no país durante o mundial e em conhecer pelo menos três cidades além da que será cidade-sede da Copa.
A compilação de dados do MTUR divulgada recentemente considerou o gasto médio do turista na Copa das Confederações e a proporção de pessoas hospedadas na casa de parentes e amigos durante o evento. A base da pesquisa foi feita pelo MTur em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Também foram relacionados os gastos médios dos turistas brasileiros considerados pelo estudo de Demanda Turística Nacional e estrangeiros da Demanda Turística Internacional. O número desses visitantes também foi calculado com base nas vendas de ingressos até a primeira semana de abril.
“O retorno com a Copa do Mundo não virá somente nos 30 dias de realização. Grandes eventos como o mundial de futebol tem o potencial de transformar a imagem do país e no nosso caso de Brasília, pois dão visibilidade global à cidade sede que ainda se beneficia do aumento na infraestrutura local, da criação de empregos, do despertar do sentimento de orgulho e nacionalidade de seu povo”, disse o secretário de Turismo, Luis Otávio Neves.
Além disso, a cidade foi um dos primeiros sítios modernos a serem reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco como Patrimônio Histórico Cultural da Humanidade.
Ele ainda complementou, “No caso do Distrito Federal, por exemplo, tenho certeza que o torcedor saíra com a melhor imagem possível, pois preparamos a cidade e fizemos melhorias para a população do DF. Há uma máxima do turismo que cidade boa para o visitante é aquela que é boa para o morador, este é o caso de Brasília”, disse o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves.
A estimativa geral é que se considerado os turistas que estarão em viagem com objetivo principal de participar de eventos da Copa e encontros corporativos em função do mundial serão de 3,7 milhões de turistas (estrangeiros e brasileiros), movimentando cerca de R$6,69 bilhões.
Confira alguns horários especiais de visitação para o período da Copa do Mundo
Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
Endereço: Esplanada dos Ministérios
Patrimônio histórico e artístico nacional, a Catedral encanta por sua arquitetura original, projetada por Oscar Niemeyer. Logo na entrada, os visitantes são recebidos pelo conjunto de escultura “Os Evangelistas”, de Alfredo Ceschiatti. No interior da nave, estão as esculturas de três anjos, suspensos por cabos de aço. A nave é decorada com os belíssimos vitrais da artista plástica francesa Marianne Peretti, desenhados em tons de azul, verde, branco e marrom. O campanário com sinos doados pelo governo espanhol, o batistério com painel de Athos Bulcão e a cúria completam o conjunto arquitetônico do monumento.
Aberto para visitação de segunda a sexta, de 8h às 18h.
Missas: Terça à sexta, às 12h15 e às 18h15; sábado, às 17h; domingo, às 8h30, 10h30 e 18h.
Memorial TJDFT – Espaço Desembargador Lila Pimenta Duarte
Endereço: 10º andar do Bloco A, Ala . Praça Municipal, lote 01, Brasília.
Durante a copa funcionará nos dias 12 e 17 de junho das 8h às 14h
Não é necessário realizar agendamento.
Para visitas monitoradas em Português, Inglês ou Francês é necessário realizar agendamento pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelo telefone (61) 3103-5894.
Palácio Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores)
Endereço: Esplanada dos Ministérios
O horário de visitação do Palácio Itamaraty é das 9h às 19h.
As visitas só podem ser feitas com agendamento prévio, por meio do telefone (61) 2030 8051. É necessário verificar a disponibilidade do idioma desejado quando do agendamento.
Nos dias de jogos do Brasil e nos dias de jogos em Brasília, durante a Copa, as visitas só poderão ser agendadas até as 11h.
Planetário
Endereço: Setor de Difusão Cultural, Eixo Monumental – Via N1
O Planetário de Brasília estará de portas abertas durante a Copa do Mundo. A atração irá funcionar regularmente de terça-feira a sexta-feira, das 08h00 às 22h00. Nos sábados e domingos, o funcionamento ocorre das 09h00 às 20h00. Nos dias de jogos no Mané Garrincha e da seleção brasileira, o local funcionará das 08h às 14h. Na segunda-feira, dia 23 de junho, dia no qual a seleção brasileira irá jogar no DF, o Planetário também estará aberto para visitação das 08h às 14h. Mais informações pelo telefone: (61) 3361-6810
Templo da Boa Vontade
Endereço: Asa Sul , 915 Sul, lotes 75/76
O monumento foi aclamado pelo povo como uma das Sete Maravilhas de Brasília. Para outras informações, ligue: (61) 3114-1070. Funcionará normalmente todos os dias, de 8 às 20h e a Nave onde fica a Espiral é 24h.