O Brasil fez a sua parte e garantiu a terceira colocação na fase de classificação do torneio de pólo aquático feminino dos Jogos Pan-americanos. Na noite desta quarta-feira, a equipe comandada pelo técnico Roberto Chiappini venceu Cuba por 10 x 5, no Parque Aquático Julio Delamare.
Com o resultado, as brasileiras vão enfrentar o Canadá nas semifinais. A prioridade era fugir de um confronto contra as norte-americanas, consideradas favoritas absolutas à medalha de ouro da modalidade.
Em busca da terceira vitória na competição, o Brasil partiu com tudo para o ataque. Logo no início, já abriu o marcador através de Melina Teno, a Mel. Pouco depois, foi a vez de Camila Canetti ampliar para as donas da casa.
Enquanto isso, a defesa brasileira se destacava e conseguia amortecer as finalizações cubanas em direção à meta da goleira Tess Oliveira. No final do primeiro período, as donas da casa ainda marcaram o terceiro, com Andrea Henriques.
No segundo período, uma chuva de gols. Yanelis Andreu, Leyanis Gutierrez e Hirovis Hernandez descontaram para Cuba. Amanda Oliveira, Ana Vasconcelos e Melina Teno garantiram uma boa diferença para o Brasil ao final da primeira metade: 6 x 3.
Na abertura do terceiro período, as brasileiras continuaram superiores e marcaram mais duas vezes, com Ana Vasconcelos e Melina Teno. Somando-se a isso, a defesa voltou a fazer seu trabalho e segurar as tentativas cubanas.
No começo do quarto período, um lance de sorte ajudou Cuba a diminuir a desvantagem. Lisandra Frometa finalizou de longe e contou com o desvio no braço de uma adversária para vencer Tess. Só que, no contra-ataque, o Brasil permanecia perigoso. Em lances consecutivos Luiza Carvalho e Flavia Fernandez surgiram livres para aumentarem a diferença. Nos instantes finais, as cubanas descontaram novamente com Danay Gutierrez, mas não evitaram o revés por 10 x 5.
![]() |
