A Polícia Militar do Distrito Federal afastou das ruas os dois militares que sacaram armas de fogo durante a manifestação na Esplanada dos Ministérios no dia 24 de maio. Segundo a corporação, os policiais, que não tiveram os nomes divulgados, já passaram por avaliação psicológica e estão exercendo funções administrativas.
Ainda segundo a PM, o prazo do inquérito para apurar o caso, aberto no mesmo dia da manifestação, é de 40 dias, podendo ser prorrogado por mais 20 dias.
Os militares chegaram a ser flagrados em vídeo registrado pelo jornal O Globo sacando armas de fogo e efetuando disparos durante o ato. Após o ocorrido, manifestantes teriam socorrido uma pessoa ferida no ombro em um local próximo de onde ocorreram os disparos.
À época, a PM disse que os policiais não seriam afastados preventivamente e nem seriam trocados de função. A corporação informou que as ações seriam analisadas e apuradas de acordo com as circunstâncias ocorridas.