De terça à quarta-feira (2 e 3), um seminário realizado pela Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) junto com o Conselho Nacional de Combate a Pirataria, do Ministério da Justiça vai capacitar 1.400 policiais militares do Distrito Federal contra a pirataria. A iniciativa começará sempre às 8h e acontece no Auditório do Colégio Militar de Brasília.
O 1° Seminário Distrital de Capacitação ao Combate À Pirataria para Policiais Militares é considerara o maior já feito no Brasil, tanto em número de pessoas e em carga horária. A iniciativa deve preparar os policiais para a Copa do Mundo de 2014, em Brasília.
As palestras vão apresentar a situação do cenário brasiliense no combate e na identificação de produtos falsificados. O seminário contará com a participação ainda da Receita Federal, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Secretaria de Segurança Pública, além dos órgãos apoiadores Associação Antipirataria de Cinema e Música – APCM, Associação Brasileira das Empresas de Software – ABES, Grupo de Proteção à Marca – BPG, Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade – FNCP, Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial – ETCO, Associação Nacional para Garantia dos Direitos Intelectuais – ANGARDI.
Dados de apreensões
De janeiro a 24 de julho de 2011, a coordenadora geral do Comitê de Combate a Pirataria do Distrito Federal, Seops, apreendeu mais de 100 mil produtos piratas em comércios irregulares no DF.