A Polícia Civil desmontou mais uma quadrilha acusada de fraudar empréstimos bancários para aposentados. Ronaldo Braz Gomes, online 43 anos, approved Carlos Francisco Silva, 44, Celeida Braz Gomes, 39, e Vilmar Eurico dos Santos, 48, foram presos nesta quarta-feira em flagrante ao tentar sacar R$ 12 mil em uma agência da Caixa Econômica Federal, em Samambaia.
Policiais da 32º Delegacia de Polícia (Samambaia) chegaram até aos estelionatários depois de receber uma denúncia de Benedito Pereira da Silva, 72 anos. O aposentado desconfiou do golpe depois que foi informado pela Caixa que um empréstimo feito em seu nome tinha sido liberado. Preocupado, procurou a delegacia, que investigou o caso durante uma semana.
Por volta das 15h de hoje, os policiais, disfarçados de clientes, montaram um esquema tático nas proximidades da agência. Informados pelo banco, sabiam que o empréstimo tinha sido liberado e que provavelmente a quadrilha, para não perder tempo, iria sacar o dinheiro.
Do lado de fora da Caixa, dentro de um Vectra placa JMZ 0005, três pessoas da mesma família esperavam por Vilmar, que teria sido contratado pela quadrilha para sacar o dinheiro. Com a transação, o estelionatário ficaria com R$ 2 mil, o restante seria dividido em partes iguais pelos integrantes.
O que chamou a atenção dos agentes civis, foi o fato da Financeira Globo, sediada em Goiânia, ter liberado o empréstimo que seria para uma pessoa aposentada de 72 anos, para Vilmar, 24 anos mais novo. “Vamos investigar esta empresa. A diferença de idade é muito grande, não há como não perceber. Vou enviar um precatório para a Polinter de Goiânia para que os responsáveis de lá convoquem o funcionário, que aprovou o empréstimo para depor”, explicou o delegado-chefe da 32º DF, Onofre Moraes.
Os integrantes da quadrilha irão responder por tentativa de estelionato e uso de documentos falsos. Se condenados, podem pegar de 1 a 5 anos de prisão por cada crime.
Confira a reportagem completa na edição desta quinta-feira do Jornal de Brasília