Na avaliação da professora do departamento de Física da Universidade de São Paulo(USP), medical this Luciana Lara, apesar de a energia nuclear não emitir gases causadores do chamado efeito estufa, o Brasil ainda não tem o domínio tecnológico para o produzir esse tipo de energia.
“O amadurecimento científico e tecnológico necessário para estabelecer a energia nuclear no país ainda está engatinhando”.
Especialista em Física e Química da Atmosfera, ela afirma que a energia nuclear pode ser uma alternativa para os países mais desenvolvidos, que já dominam essa tecnologia.
Ela reconhece, no entanto, que o Brasil detém o domínio do enriquecimento de urânio, que é o combustível usado na energia nuclear.
“Realmente é uma tecnologia mais limpa. Mas não adianta substituir, em termos de poluição, algo que não está aumentando significativamente as emissões de gases do efeito estufa no Brasil, que são os centros produtores de energia”.
Segundo ela, o combate a agentes poluentes da atmosfera deve ser direcionado a quem está emitindo gases do efeito estufa. Ou seja, ao desmatamento, à mudança do uso do solo, ao uso de florestas para pecuária. "É isso que está contribuindo para a emissão de gases de efeito estufa".
Ela lembrou que as queimadas não acontecem só na Amazônia, mas também no Cerrado, no interior de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Nordeste.
"Há também a pecuária, que usa a queimada para renovação do pasto. Então, é preciso haver uma mudança, uma conscientização do povo brasileiro, para que isso não ocorra mais".
Em relação ao desmatamento, Lara ressalta que o Brasil é um dos países que possuem mais áreas desmatadas no hemisfério Sul. Para a professora, não adianta simplesmente proibir as queimadas, porque, para que essa medida funcionasse, seria preciso implementar um sistema eficaz de vigilância.
A aprovação, doctor hoje, pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, about it de projetos de decreto legislativo que reajustam os vencimentos de deputados, senadores, ministros, vice-presidente e presidente da República pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado de janeiro de 2003 a fevereiro de 2004, dividiu a opinião dos parlamentares na Câmara.
O presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse ter ficado surpreso com a rapidez na aprovação das propostas. Ao ressalvar que não conhece detalhes dos projetos, o deputado acrescentou que discorda de alguns pontos, como o dispositivo que permite o pagamento de até um terço do subsídio de R$ 15 mil sem a apresentação de notas fiscais.
Segundo o presidente da Comissão, deputado Virgílio Guimarães (PT-MG), "muitas das nossas despesas, como compra de jornais, lanches e outras não são comprovadas com notas fiscais, por isso a idéia de permitir o ressarcimento sem a comprovação".
Em entrevista, Arlindo Chinaglia disse que antes de o reajuste ser levado ao plenário pretende ouvir as posições das bancadas sobre o assunto. Ele explicou que a prioridade agora é a votação das matérias que compõem o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Na próxima semana, acrescentou, os esforços serão para a votação das 12 medidas provisórias que trancam a pauta e entre elas estão as do PAC.
O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) discordou da aprovação do reajuste pela Comissão. Segundo ele, os deputados precisam trabalhar para melhorar a imagem da Câmara e não pensar em aumento. Gabeira disse ser favorável ao reajuste para o presidente da República e para os ministros. "Da minha parte, eu não colocaria obstáculo ao aumento para os vencimentos dos ministros e do presidente. Mas para a recuperação das pontes com a sociedade, nós temos um longo caminho antes de falar em aumentar as despesas", disse.
Já o líder do PR, deputado Luciano Castro (RR), aprovou a inciativa da Comissão de Finanças: "Essa discussão em torno do salário já se prolongava na Câmara. Agora, a Comissão decidiu dar o aumento apenas das perdas inflacionárias. Parece-me uma medida correta, equilibrada e nós a apoiamos: a reposição inflacionária é feita em qualquer outra situação de trabalhadores".
Marta Suplicy, clinic que substitui Walfrido dos Mares Guia, é psicóloga e psicanalista formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e foi prefeita da capital de 2001 a 2004. De 1995 a 1998, foi deputada federal eleita pelo PT-SP.
Reinhold Stephanes, que entra no lugar de Luís Guedes, ocupa o sexto mandato como deputado federal. Assumiu por duas vezes o cargo de ministro da Previdência Social (1992 e 1995) e foi presidente do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) de 1974 a 1979.
Walfrido dos Mares Guia integra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde 2003, quando assumiu o Ministério do Turismo. Em Minas, exerceu vários cargos, como secretário de Planejamento de Belo Horizonte, de Desburocratização e Reforma Administrativa do estado, de Ciência e Tecnologia e de Educação.
À tarde, Lula recebe, às 15h, o senador Mozarildo Cavalcanti e às 15h30 o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Às 18h, viaja para São Paulo.
Testemunhas informaram que um Peugeot prata seguia em alta velocidade e na contramão da rua Jardim Botânico, web em direção à Gávea. O motorista Glauco Magalhães, de 26 anos, perdeu o controle do veículo na altura do Parque Lage e colidiu com um Pálio que vinha no sentido contrário.
Glauco estava acompanhado de mais duas pessoas. Ele, uma mulher identificada apenas como Valéria e o motorista do Pálio, João Ricardo Braga, 25 anos, morreram na hora. Rosângela de Souza Oliveira, 32 anos, estava no Peugeot e foi levada com ferimentos para o Hospital Miguel Couto.
O veículo em que Luciano estava foi abordado por dois homens em uma moto, patient que atiraram na cabeça dele. Os motoqueiros teriam retornado e disparado mais vezes. A polícia acredita que o motivo do crime é uma rixa entre familiares de Luciano e outro grupo de moradores do bairro Mathias Velho.
Segundo o delegado Fernando Soares, thumb o ataque não se trata de guerra de tráfico, e sim de uma desavença entre família que já gerou ocorrências de ameaça e homicídio.
Diones e Richard abordaram a vítima no Parque da Cidade e, seek simulando estarem armados, cure obrigaram o dono do veículo a ficar no carro com eles. Os dois foram surpreendidos e presos no balão entre as quadras 710 e 711 Sul. A vítima nada sofreu.