A segurança é uma clara preocupação nos Jogos Pan-americanos. Mas a situação pode ficar ainda mais complicada durante o período do evento. Segundo matéria publicada em O Globo, policiais civis do Rio de Janeiro decidiram realizar passeatas nos próximos dias 28 e 29, para alertar a população sobre a possibilidade de a categoria paralisar suas atividades na competição.
As manifestações vão ocorrer na Avenida Presidente Vargas (dia 28) e no Aeroporto Internacional do Rio (dia 29). Ainda por cima, está prevista uma assembléia no dia 26 de junho em frente à chefia de Polícia do Rio para tratar do assunto.
A assessoria de imprensa da Polícia Civil não confirmou a informação e emitiu o seguinte comunicado: “Não existe nada de concreto em relação à grave, é pura especulação”.
Órgão do governo federal, a Secretaria Nacional de Segurança Pública, também através da assessoria de imprensa, informou que, por enquanto, não vai entrar na discussão do assunto. O Governo só será acionado através do Estado se houver a confirmação da grave.