Menu
Brasília

Polícia apreende mil sacos de produtos falsificados na Feira dos Importados

Arquivo Geral

19/08/2015 18h30

Um homem suspeito de vender produtos falsificados foi preso em flagrante, nessa terça (18), na Feira dos Importados, no Setor de Indústria de Abastecimento (SIA). Segundo a Polícia Cívil do Distrito Federal, o chinês Minjie Mao, de 29 anos, dono de três lojas de produtos eletrônicos, roupas e acessórios com o nome de “Chen”, é conhecido como um dos maiores atacadistas do local. No momento da prisão, estavam com ele 1 mil sacos com mercadorias falsas. Além de vender os produtos há três anos, Mao também fornecia para outros feirantes.

De acordo com a Delegacia de Combate aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (Dcpim),  responsável pelo caso, após o recebimento de uma denúncia, o suspeito foi investigado por, pelo menos, dois meses. Segundo a delegada Mônica Ferreira, os produtos vinham da China para o Brasil de forma clandestina. “Verificamos que ele trazia a mercadoria de São Paulo ilegalmente. Com a apreensão, ele teve um prejuízo de, aproximadamente, R$ 3 milhões”, comentou.

No momento da prisão, a polícia, em conjunto com a Agência de Fiscalização do DF (Agefis) e com a Subsecretaria de Ordem Pública (Sops),  todos os produtos encontrados nas lojas foram apreendidos. Ferreira informou que dois caminhões foram necessários para o transporte da mercadoria. “Cerca de 1 mil sacos com computadores, tablets, acessórios para celulares, além de roupas de marcas famosas falsificadas foram transportadas para a delegacia”, acrescentou a delegada.

Conforme a Dcpim, o suspeito não pagava os impostos e vendia os produtos falsificados com a etiqueta “Made in China”. No entanto, nenhuma delas tinha autorização de entrada no País. O chinês não emitia nota fiscal para os consumidores. Minjie Mao foi autuado pelo crime de violação do direito autoral e o direito de marcas. Ele foi encaminhado à delegacia, pagou uma fiança de R$ 25 mil e foi liberado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado