A Polícia Militar, através do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), apreendeu 17 aves silvestres, na manhã de hoje (27), na Ceilândia Norte e no Paranoá.
Na quadra 6 de Ceilândia Norte, os policiais receberam uma denúncia anônima e foram até o local para averiguar. No endereço informado haviam: sete canários-da-terra, dois sabiás, um pega e um coleirinha, além de um alçapão e um transporte para os bichos. A ocorrência foi registrada na 15ª Delegacia de Polícia de Ceilândia.
No Paranoá, o flagrante ocorreu na quadra 7, também a partir de uma denúncia. Lá, os policiais encontraram sete pássaros criados irregularmente. O criador das aves foi encaminhado a 6ª Delegacia de Polícia do Paranoá. Na delegacia, foi identificado que o homem tinha um mandado de prisão por falta de pagamento de pensão alimentícia.
Segundo a polícia, devido o não pagamento da pensão, o homem foi preso. Por criar aves silvestres sem documentação, ele pode pegar uma pena de seis meses a um ano, além de pagamento de multa.
As aves apreendidas foram levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), e devem ser reintroduzidos à natureza.