Por Larissa Barros
Com a expectativa de grande circulação de famílias nos blocos carnavalescos, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) lança, para o Carnaval de 2026, a tradicional campanha de identificação infantil, iniciativa que busca prevenir o desaparecimento de crianças e garantir mais segurança aos pequenos foliões durante a festa.
A principal orientação da corporação é que pais e responsáveis identifiquem as crianças de forma visível e segura. Para isso, a PMDF disponibiliza a Carteirinha de Identificação Infantil, que pode ser impressa no site da instituição e anexada a roupa da criança ou utilizada como crachá. O documento contém o nome completo do menor e o telefone de contato dos responsáveis. Além das carteirinhas, policiais militares também vão fazer a identificação das crianças por meio de pulseiras, em pontos estratégicos de blocos voltados ao público infantil.
Ao Jornal de Brasília, a PMDF informou que o principal objetivo da campanha é prevenir a perda e o desaparecimento de crianças em eventos com grande concentração de pessoas, garantindo uma resposta rápida e eficaz em situações de afastamento dos responsáveis legais. A identificação facilita o contato imediato com a família, reduzindo o tempo de exposição a riscos e fortalecendo as ações de proteção integral a criança e ao adolescente.
Entre as situações que a campanha busca evitar estão o desaparecimento de crianças em ambientes com grande fluxo de pessoas, a subtração de incapaz, sequestro e cárcere privado, além de abusos, explorações de natureza sexual e outras formas de violência e violação de direitos.
De acordo com a PMDF, a atuação ocorre de forma preventiva e educativa, contribuindo para a segurança pública, a tranquilidade das famílias e uma resposta mais eficiente dos órgãos de proteção durante o período carnavalesco. A corporação informou ainda que não possui dados consolidados sobre o número de ocorrências envolvendo crianças perdidas em anos anteriores. “Normalmente, no momento em que a criança se perde dos pais ou responsáveis durante o evento, os policiais são acionados, realizam buscas nas imediações do bloco e, rapidamente, encontram a criança no próprio local”, detalha a PMDF.
Em relação aos blocos deste ano, a Polícia Militar informou que ainda não foram definidos aqueles que contarão com a campanha de identificação infantil. A corporação aguarda o fechamento da programação oficial do Carnaval e a confirmação dos eventos com maior fluxo de crianças.
“A adoção dessas medidas contribui significativamente para a prevenção de situações de risco, como o desaparecimento de crianças e outras violações de direitos, permitindo uma atuação mais rápida e eficaz das forças de segurança”, afirma o tenente Brant, do Centro de Comunicação Social da PMDF.
Além da campanha, a Polícia Militar reforça uma série de recomendações aos pais e responsáveis que pretendem participar das festividades carnavalescas com crianças. Entre as orientações estão manter os menores sempre sob supervisão direta de um adulto, realizar a identificação com nome completo e telefone de contato, orientar a criança, de acordo com a idade, a procurar um policial militar ou agente de segurança caso se perca e combinar previamente um ponto de referência para reencontro.
A PMDF também recomenda evitar locais excessivamente cheios ou com consumo elevado de bebidas alcoólicas e manter atenção redobrada durante deslocamentos, especialmente em blocos, shows e áreas de grande fluxo de pessoas.